Drexler é aplaudido em palcos uruguaios

Drexler é aplaudido em palcos uruguaios

Artista fez último show em seu país no Enjoy Punta del Este na noite desta quinta-feira

Marcos Santuário

A apresentação foi uma despedida da turnê “Tinta y Tiempo” no balneário uruguaio

publicidade

Jorge Drexler contou que, pela primeira vez tocou seis vezes seguidas em seu país. Até esta semana havia feito alguns shows em outras cidades do interior do Uruguai, antes de culminar com uma apresentação que lotou um dos principais salões do Enjoy Punta del Este, nesta quinta à noite.

Foi uma espécie de despedida da turnê “Tinta y Tiempo” no charmoso balneário uruguaio. A mesma que esteve em Porto Alegre e em outras cidades do Brasil e da América Latina até ano passado. Comunicativo, lembrou que, há 30 anos lançou seu primeiro CD. Do início ao fim, o espetáculo envolve o público, marcado em sua maioria por fãs de Drexler e alguns convidados especiais, além de muitos amigos e parentes do artista. Como o hotel-cassino atrai gente de várias partes do mundo, também estavam representadas na sala de concertos muitas nacionalidades, ressaltadas pelo artista. A voz da prima venezuelana abre a apresentação com a reprodução de mensagens enviadas por WhattsApp para Drexler.

Logo ele irrompe no palco, vestindo branco, com balanço e uns poucos minutos tocando charango cantando que “el amor és el plan maestro”. Consegue seu coro já neste começo de show, conclamando o amor entre pessoas como “duas laranjas inteiras e não duas metades”. Seguiu cantando em busca do “cinturon blanco”, ideia homônima que dá nome à canção. Foi avançando e apresentou Alana Sinqey, backing vocal de Guiné Bissau e a tecladista de Barcelona . Seguiu o roteiro do show com sua reflexão sobre o universo dos algoritmos perguntando “o que devo cantar ,algoritmo, que sabe melhor do que eu mesmo”.

Também usa a fórmula acertada de mesclar canções antigas com as novas criações, construindo um show vibrante e de várias vozes. Desfilam músicas como

“Coração Ímpar”, “Fusion”, “Universos Paralelos” e “ Inoportuna”.

Canta “Salva Pantalla”, cita os irmãos, para quem fez a música , em especial Daniel, que estava presente no show. Com poesia e musicalidade Jorge Drexler canta e pede “uma noite de asilo” ao lado da voz de Mirham Latrece, uma madrilenha afinadíssima que o acompanha. Afinada e competente, como os demais integrantes da atual banda de Drexler. A banda tem, ainda Carlos Campi Campon , de Barcelona, multiinstrumentista que está também no palco. Outra presença é de Borja Barrueta, de Bilbao, na bateria e na percussão, músico que há 19 anos está ao lado do uruguaio. No total, a banda que se apresenta no Enjoy tem duas mulheres na percussão e teclados e duas em backing vocal, além dos três músicos homens.

EMOCIONADO

Em momentos mais intimistas refletiu sobre o nascimento do filho Luca e o surgimento da canção “Noctiluca”. Lembrou também que “não somos mais do que um punhado de mar, um capricho do sol no jardim do céu”. Vai terminando a noite revelando que só “estamos vivos porque estamos em movimento”. Cantou relembrando da Bolívia que acolheu sua família refugiados da Alemanha de Hitler. A pedido do público canta “Samba del Olvido” e “Mi Guitarra e Vos Vos”. Ainda mostra “Sea”, canção escrita entre Madri e Montevideo em homenagem a Mercedes Sosa.

Segue mostrando o balanço poético e enérgico de “Tocarte”, que chegou ao Grammy 2022. Teve também a evocação “que viva lá telefonia” além do pedido de um estrondoso “silêncio”. Retorna para o bis e incita para que “armemo-nos de valor até os dentes”, pois “amar é coisa de valentes”, como escreveu em sua canção-poética. Não se despede até entoar a sempre esperada “Tudo se Transforma”. Encerra mesmo com “Bailar em la Cueva” e “Me Haces Bien”. Despedindo-se de seu país, segue com a banda para shows no Chile e no México. Daí sim a banda vai se dissolver e cada um volta a seus projetos pessoais. Drexler segue em shows de voz e violão por várias partes do mundo. E em algum momento voltará para América Latina. Por agora já tem confirmado lançamento de uma nova canção ainda neste os primeiros 15 dias deste mês de fevereiro. E os shows de fevereiro no Enjoy Punta del Este, com importante presença de turistas brasileiros, seguem com o argentino Diego Torrres, sábado dia 3, e o também uruguaio Rubem Rada, dia 11.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895