Dublador de "Os Simpsons" processa Vivendi por lucros em filme de comédia cult

Dublador de "Os Simpsons" processa Vivendi por lucros em filme de comédia cult

Harry Shearer pede 125 milhões de dólares por valores não reconhecidos em "Isto É Spinal Tap"

AFP

Em "Os Simpsons", Shearer dá voz ao Sr. Burns

publicidade

O dublador do empregador Sr. Burns na série de desenho animado "Os Simpsons", Harry Shearer, está processando o conglomerado de mídia da França especializado no setor de comunicação e entretenimento Vivendi no valor de 125 milhões de dólares por lucros não reconhecidos em outro trabalho. Trata-se do fillme de comédia cult americana "Isto É Spinal Tap" (1984), do qual o artista é um dos criadores e foi inspirado em uma banda de rock britânica fictícia de mesmo nome.

A Vivendi adquiriu os direitos da produção em 1989. "Apesar do amplo êxito do filme e sua música, fomos vítimas do mesmo tipo de esquema de contabilidade falsa e confusa da indústria do entretenimento que afetou muitos outros criadores", disse Shearer em um comunicado divulgado por seus advogados. "Nesta instância, a fraude e a negligência foram muito grandes para serem ignoradas", acrescentou.

A queixa, apresentada em Los Angeles, acusa a Vivendi de incorrer em "práticas anticompetitivas e negócios injustos, assim como de contabilidade fraudulenta", de acordo com o comunicado. A denúncia alega que a música e os produtos de marketing geraram dezenas de milhões de dólares, mas os criadores receberam apenas 81 milhões por lucros de comercialização entre 1984 e 2006. De acordo com o processo, a Vivendi reportou apenas 98 milhões de dólares pelas receitas da música entre 1989 e 2006.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895