Elizabeth II: conheça filmes e séries inspirados na coroa inglesa

Elizabeth II: conheça filmes e séries inspirados na coroa inglesa

Rainha, figura que inspirou grandes produções, morreu nesta quinta-feira

Chico Izidro

Rainha, figura que inspirou grandes produções, morreu nesta quinta-feira, dia 9 de setembro

publicidade

Um dos assuntos mais instigantes na história é a realeza britânica, que já foi tema para diversos filmes e séries, percorrendo vários períodos ao longo dos séculos. Nesta quinta-feira, morreu a rainha Elizabeth II, figura icônica que inspirou grandes produções audiovisuais. Conheça filmes e séries que contam fatos marcantes da vida da rainha e da família real britânica em seu reinado.

"The Crown"

Um dos maiores sucessos dos últimos tempos na TV é a produção "The Crown", da Netflix. O seriado é uma história biográfica sobre o reinado da Rainha Elizabeth II, e retrata a trajetória da soberana desde o seu casamento em 1947 ao inicio dos anos 2000. 

Até o momento foram lançadas quatro temporada, cada uma percorrendo cerca de uma década da vida de Elizabeth II. A trama aborda questões da política britânica, de sua vida pessoal e também sobre outros personagens históricos que fizeram parte de seu reinado, como seu marido Philip, duque de Edimburgo, a princesa Margaret, o príncipe Charles, a princesa Diana, Winston Churchill e Margaret Thatcher. 

A Rainha Elizabeth nas duas primeiras temporadas foi vivida por Claire Foy. Já a vencedora do Oscar Olivia Colman esteve no papel da monarca nas duas temporadas seguintes. A quinta temporada, que deve estrear em breve, terá Imelda Staunton interpretando a a rainha.

Ainda sobre a aclamada série, os produtores têm planos definidos para as próximas temporadas por causa da morte da Rainha, que eles chamam de "nossa própria versão da Operação London Bridge". No protocolo real, redigido nos anos 1960, existe a instrução de forma minuciosa tudo o que deve acontecer em relação a morte da Rainha Elizabeth II. Isso inclui tratar dos mínimos detalhes, desde quem deve receber a notícia e em qual ordem, até todos os preparativos para o funeral, como de que forma os sinos da igreja deverão soar e quando o Príncipe Charles deve ser proclamado rei.

"The Queen"

A Rainha Elizabeth ainda aparece em filmes, como um todo baseado nela e sua relação com a Princesa Diana, morta em acidente de trânsito em Paris, em 1997. O longa-metragem "The Queen" ou "A Rainha" foi lançado em 2007, com direção de Stephen Frears, e Hellen Mirren como a soberana. A trama se concentra na repercussão da morte de Lady Di, e a rainha Elizabeth II parece não ter sido afetada pelo incidente, pois nutria uma antipatia pela ex-mulher de seu filho Charles, e permanece isolada com a rainha-mãe, o marido, o duque de Edimburgo, seu filho, o príncipe de Gales, e os netos — os príncipes Guilherme e Henrique de Gales no Castelo de Balmoral, na Escócia. A população amava Diana e começa a criticar a realeza, surgindo então a fugura de Tony Blair (Michael Sheen), recém-empossado como primeiro-ministro, e que precisa agir para reaproximar a família real da população.

A notícia da morte da princesa Diana se espalha rapidamente pelo mundo. Incapaz de compreender a reação emocional do público britânico, a rainha Elizabeth II (Helen Mirren) se fecha com a família real no palácio Balmoral. Tony Blair (Michael Sheen), o recém-apontado primeiro-ministro britânico, percebe que os líderes do país precisam tomar medidas que os reaproximem da população e é com essa missão que ele procura a rainha.

Em 2013, Oliver Hirschbiegel dirigiu "Diana", interpretada por Naomi Watts. Neste filme, são mostrados os momentos em que ela está prestes a se divorciar do Príncipe Charles, enfrentando a solidão de sua vida no palácio e a frieza de Elizabeth II, e tendo de cumprir os seus diversos compromissos beneficentes. É quando surge na vida de Lady Di o médico Hasnat Khan (Naveen Andrews), ela se encanta por ele tratá-la como uma pessoa sem títulos reais.

"Spencer"

Mais recentemente, exatamente neste ano foi lançado "Spencer", com  direção de Pablo Larraín, tendo uma interpretação fantástica de Kristen Stewart como Lady Di, sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 2022. O filme mostra as dores e sofrimentos da princesa, no começo dos anos 1990, tratada com desdém pela Rainha, solitária e sofrendo de bulimia, tendo de seguir à risca as regras impostas pela família real britânica.

“The royal house of Windsor”

Quem quiser mais ainda sobre a realeza na Grã-Bretanha tem a disposição a série documental “The royal house of Windsor”,  na Netflix. São seis episódios de quase uma hora de duração, começando em 1917, no reinado de George V, passando por todas as sete décadas de Elizabeth como rainha, e chega até os dias atuais com Charles já casado com Camilla.

"Corra que a Polícia Vem Aí"

Fechando, não dá para esquecer a Rainha satirizada na comédia "Corra que a Polícia Vem Aí", de 1988, dirigido por David Zucker. Na trama, o apatetado detetive Frank Drebin (Leslie Nielsen), tenta deter um plano para assassinar a Rainha Elizabeth II (Jeannette Charles), da Inglaterra, que está visitando os Estados Unidos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895