Elton John anuncia "Farewell Yellow Brick Road", sua turnê de despedida dos palcos

Elton John anuncia "Farewell Yellow Brick Road", sua turnê de despedida dos palcos

Giro global terá quase 300 shows e começará em setembro deste ano

Correio do Povo e AFP

"Eu não vou parar de fazer música", garantiu o músico

publicidade

A estrela Elton John anunciou nesta quarta sua aposentadoria dos palcos, durante uma coletiva de imprensa em Nova Iorque, comentando que fará uma turnê de despedida "clássica e elegante". O intérprete de consagradas baladas românticas revelou que o giro mundial que dará pela última vez se chamará "Farewell Yellow Brick Road" e terá início em setembro. "Eu não vou parar de fazer música, vou continuar a escrever músicas e fazer disco. Minhas prioridades agora são meus filhos, meu marido e minha família... O tempo é bom para agradecer a todos os meus fãs em todo o mundo, globalmente, e depois dizer adeus", afirmou o artista.

O cantor e pianista comentou esperar que seus admiradores fiquem com "lembranças felizes" da despedida, que terá aproximadamente 300 apresentações, as quais irão cobrir "todos os continentes". "Para dar uma volta ao mundo corretamente e dizer adeus a todos nos países em que sou popular, será preciso três anos, provavelmente!" brincou. Ele também comentou que vai começar a produzir no próximo ano uma versão musical live-action sobre sua vida, que carregara o nome de uma de suas mais celebradas canções: "Rocket Man".

Ele tranquilizou os fãs, reenforçando que ainda estará ocupado. "Não significa dizer que não vou ser criativo, somente que não vou mais viajar", explicou, acrescentando que ele está "escrevendo muito - e quem sabe o que vai acontecer?". "Se você deixar as coisas acontecerem para você, essa é a magia da vida. Espero que eu seja criativo até o dia em que eu morrer. Mas o fato é que em 2015, David e eu nos sentamos e pegamos um calendário escolar. Então eu disse: 'Eu não quero perder muito disso'. Eu tive uma vida incrível e uma carreira incrível. Eu sou incrivelmente afortunado. Viajei desde os 17 anos com várias bandas e como Elton John desde 1969 ", disse o músico.

Falando sobre os filhos Elijah, de cinco, e Zachary, de oito, ele disse que as crianças se juntarão à tour por 9 meses, períodos em que serão acompanahdos por um tutor, para que possam continuar aprendendo enquanto a família está na estrada. "Quando eu parar, eles estarão em uma idade muito importante de suas vidas. Eu os amo muito. Não quero sentir falta deles e não quero que sintam de mim", disse, emocionado, o britânico que vendeu mais de 200 milhões de álbuns, venceu cinco Grammys, um Prêmio Tony e um Oscar de melhor canção original para "Can You Feel the Love Tonight", que fez parte da trilha sonora da animação "O Rei Leão".

Contudo, antes de dar início à "Farewell Yellow Brick Road", John ainda tem compromissos para cumprir nos Estados Unidos. Em 19 de maio, ele encerrará sua residência de seis anos no Caesar's Palace, em Las Vegas, onde apresenta seu espetáculo "The Million Dollar Piano". Na manhã desta quarta, o estrela pop havia convocado a coletiva de imprensa para fazer um anúncio sobre seus próximos passos, dizendo aos fãs: "Eu finalmente decidi onde está o meu futuro". O anúncio chegou após uma série de tuítes enigmáticos, como: "Uma ruga no tempo. O passado se encontra com o presente".

Décadas no topo

John gerou décadas de sucessos, como "I'm Still Standing," "Rocket Man," "Don't Let the Sun Go Down on Me" e "Can You Feel the Love Tonight". Em 2017, ele fez um show em Porto Alegre, numa apresentação que transformou o Anfiteatro Beira-Rio numa pista de dança. Embora aparentasse estar em boa saúde, no ano passado ele cancelou shows na América do Sul após contrair uma infecção bacteriana. John falou muitas vezes sobre seu desejo de passar mais tempo com a família, seus dois filhos e seu marido, o cineasta canadense e ex-executivo publicitário David Furnish.  John, que declarou ser bissexual em 1976, na década de 1980 tornou-se uma das celebridades gays mais visíveis, chamando a atenção para a luta pela igualdade LGBT.

O artista também ganhou uma fortuna como compositor de musicais, incluindo os sucessos "O Rei Leão" e "Billy Elliot" e a próxima adaptação de "O Diabo Veste Prada". A revista Forbes o classificou, no ano passado, como a 26ª celebridade mais bem paga, tendo ganho 60 milhões de dólares no ano anterior.  Depois de lutar no passado contra o vício e a depressão, o último álbum de estúdio de John, "Wonderful Crazy Night", carregava uma sensação palpável de alegria. No ano passado, ele lançou uma grande coletânea de sucessos denominada "Diamonds".

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895