Empresas de streaming conquistam novos mercados

Empresas de streaming conquistam novos mercados

O Spotify e seus rivais dominaram as manchetes musicais em 2014

AFP

O Spotify e seus rivais dominaram as manchetes musicais em 2014

publicidade

O panorama do pop sofreu uma transformação radical graças ao streaming, uma forma de consumir música on-line oferecida por empresas como o Spotify, que agora tenta conquistar mercados de países emergentes. O Spotify e seus rivais dominaram as manchetes musicais em 2014, ano em que as empresas atraíram muitos novos clientes, mas também críticas, principalmente da estrela pop Taylor Swift, rainha da parada musical nos Estados Unidos e em vários países.

Swift e outros críticos acusam as empresas que oferecem o serviço - que permite ao usuário acessar sem limites e de maneira instantânea um catálogo gigantesco de música a partir do computador ou do celular - de recompensar muito mal os artistas e acelerar a morte do formato álbum.

No entanto, a entrada dos países emergentes, onde as vendas de discos nunca representaram lucros expressivos para as gravadoras, pode mudar o debate. O streaming poderia seduzir a crescente classe média desses países, que nunca teve a tradição de adquirir discos. Assim, a Warner Music chegou a um acordo no mês passado com a empresa chinesa Tencent que inclui o streaming, o primeiro pacto do estilo assinado por uma das três grandes gravadoras do mundo no país de maior população do planeta.

A arrecadação com música digital na América Latina aumentou 124% de 2010 a 2013, muito acima da média mundial, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica. O Spotify está presente em 58 países. Na Ásia foram criadas muitas empresas locais. O Ganaa.com, que pertence ao grupo de jornais The Times of India, permite aos usuários o acesso a milhares de listas de reprodução, ouvir estações de rádio ou aproveitar as canções em vários rankings, que vão da música tradicional indiana até a clássica.

A Índia, que está perto de superar os Estados Unidos como o segundo país com maior população conectada à internet, pode registrar um crescimento do consumo digital de música de 22% ao ano até 2016, segundo a consultoria KPMG.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895