Escolas de samba de Porto Alegre correm contra o tempo

Escolas de samba de Porto Alegre correm contra o tempo

Interdição do Porto Seco atrasou os preparativos

Wagner Machado / Correio do Povo

Galpões do Porto Seco abrigam os carros alegóricos

publicidade

Enquanto dá os últimos retoques no carro abre-alas da escola Estado Maior da Restinga, o artesão carioca Vitor Nascimento, 19 anos, fala que o Rio Grande do Sul é mais quente que o Rio de Janeiro. Entre soldas e marteladas, ele revela que nos barracões do Complexo Cultural Porto Seco os funcionários correm contra o tempo para finalizar os ajustes para os desfiles deste fim de semana. “Junto com outros colegas, que também estão em Porto Alegre, já trabalhamos nas entidades do Rio e de Parintins, no Amazonas. Aqui é a primeira vez e está corrido, mas dentro do prazo”, explica Nascimento.

Em ritmo intenso, o trabalho nos barracões nestes dias que antecedem o Carnaval inicia por volta das 9h e segue, muitas vezes, noite adentro. A rotina não é novidade para quem se dedica ao samba anualmente. No entanto, desta vez, há um agravante: no intuito de compensar os dias parados, devido à interdição Porto Seco, por questões de segurança, ferreiros, alegoristas e artistas plásticos se esforçam para finalizar as alegorias e fazer bonito na avenida. “Na prática, iniciamos a função há pouco mais de um mês, logo depois que o complexo foi liberado. Até sexta-feira daremos conta do recado, a correria é grande, mas sempre dá tudo certo”, afirma Jandir Rodrigues, de 64 anos, coordenador do barracão da escola da Zona Sul, atual campeã do Carnaval de Porto Alegre.

Estreante nos barracões, o morador do Rio de Janeiro se diz feliz em realizar um trabalho onde o conhecimento dele é valorizado. Ainda assim, todos trabalham a todo vapor para que tudo fique pronto. A opinião é compartilhada pelo carnavalesco da escola, Paulo Jorge Medeiros, de 54 anos. “Passeio por todo o Porto Seco e o sentimento é recorrente, tudo sairá dentro do previsto. É só manter o ritmo com trabalho direto de segunda a segunda, e o resultado será excelente, como sempre”, considerou.
  Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895