Escritor Umberto Eco morre aos 84 anos

Escritor Umberto Eco morre aos 84 anos

Autor ficou internacionalmente conhecido pelo livro "O Nome da Rosa"

Correio do Povo

Escritor Umberto Eco morre aos 84 anos

publicidade

O escritor italiano Umberto Eco, autor de "O Nome da Rosa", morreu aos 84 anos, segundo informações da imprensa italiana. De acordo com o jornal "La Repubblica", ele morreu às 22h30min (hora italiana), em casa, mas a causa ainda não foi divulgada.

Pensador, filósofo, ensaísta, romancista e crítico literário, Umberto Eco era figura de renome no meio acadêmico e referência em semiótica, mas ganhou sucesso internacional com "O Nome da Rosa", obra adaptada para o cinema em 1986 pelo diretor Jean-Jacques Annaud, com Sean Connery no papel principal. No enredo, ambientado em 1327, um monge franciscano tem a missão de descobrir as misteriosas mortes de sete monges em sete dias.

Seu último livro, "Numero Zero", foi lançado no ano passado e critica o mau jornalismo, a mentira e a manipulação da história. Uma paródia sobre tempos convulsos, porque "essa é a função crítica do intelectual". "Essa é minha maneira de contribuir para esclarecer algumas coisas. O intelectual não pode fazer nada, não pode fazer a revolução. As revoluções feitas por intelectuais são sempre muito perigosas", explicou o autor na época à agência de notícias EFE.

Umberto Eco nasceu em Alexandria, na Itália, no dia 5 de janeiro de 1932. Em 1988, ele fundou o Departamento de Comunicação da Universidade de San Marino. Desde 2008 era professor emérito e presidente da Escola Superior de Estudos Humanísticos da Universidade de Bolonha.


Bibliografia:

"O Nome da Rosa", 1980
"O Pêndulo de Foucault" , 1988
"A Ilha do Dia Anterior", 1994
"Baudolino", 2000
"A Misteriosa Chama da Rainha Loana", 2004
"O Cemitério de Praga", 2011
"O Número Zero", 2015



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895