Espetáculo conta história de Lupicínio Rodrigues

Espetáculo conta história de Lupicínio Rodrigues

Na programação do centenário do compositor e cantor, musical faz elogio à paixão

Correio do Povo

publicidade

A história do homem por trás das músicas de Lupicínio Rodrigues é o mote de “Lupi, o Musical Uma Vida em Estado de Paixão”, cuja estreia ocorrerá dia 31 de maio, às 21h, e 1 de junho, a partir das 18h, no Theatro São Pedro. Sobem ao palco dez atores, sendo Gabriel Pinto o músico em sua juventude e Juliano Barreto - criador do projeto - o poeta aos 59 anos, além de sete músicos para executar as 21 canções.

“Lupicínio era muito mais do que um músico que falava sobre a dor de cotovelo. Nossa intenção é contar a história do artista, mas também do pai, amigo, amante”, revela o diretor Artur José Pinto. O espetáculo apresenta o ícone da MPB em situações conhecidas e também inéditas: um soldado jovem, sentado em uma praça, em Santa Maria; um aprendiz de mecânico da Cia. Carris; um boêmio de segunda a sexta e homem de família nos finais de semana, que adorava receber familiares na chácara da zona Sul. Contribuíram na pesquisa o filho, Lupinho, e o jornalista Marcello Campos, estudioso de Porto Alegre antiga e de Lupicínio Rodrigues. No repertório, “Felicidade”, “Nervos de Aço” e “Se Acaso Você Chegasse”, das 150 gravadas por Lupicínio e 600 que compôs. Mathias Pinto assina a direção musical e os arranjos.

Reverenciado no Brasil, e interpretado por Caetano Veloso e Jamelão, seus versos eram de uma sofisticação ímpar, assim como o tratamento dado a cada tema que abordava, sendo vencedor fora do eixo Rio-São Paulo, com sua voz macia, numa época de vozeirões. Também no palco, Nadya Mendes, Cíntia Ferrer, Lucas Krug, Mario de Ballentti etc.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895