Espetáculo teatral “Katchaku Katchaka” estreia no Centro Cultural da Ufrgs

Espetáculo teatral “Katchaku Katchaka” estreia no Centro Cultural da Ufrgs

Apresentação do projeto Cenas Mínimas aborda a cultura africana de maneira lúdica

Correio do Povo

“Katchaku katchaka: era uma vez em Odjéïdjé” é protagonizado pelo músico, professor e contador de histórias Loua Pacôm Oulaï

publicidade

Nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de setembro, estreia no Centro Cultural da Ufrgs (rua Eng. Luiz Englert, 333) o espetáculo “Katchaku katchaka: era uma vez em Odjéïdjé”, do projeto Cenas Mínimas e protagonizado pelo músico, professor e contador de histórias Loua Pacôm Oulaï. Em seu novo trabalho, o artista marfinense radicado no Brasil desde 2016 traz à cena uma história ancestral, muito conhecida em seu país natal. A entrada é franca.

O espetáculo fala sobre a coragem e a esperteza do menino Gondœur, que aceita o desafio de enfrentar um grande monstro para defender sua aldeia. É direcionado para crianças, jovens e adultos, com a proposta de oferecer uma abordagem da cultura africana, que tanto influencia a sociedade brasileira, de maneira lúdica e original, somando-se às diversas iniciativas no campo da educação das relações étnico-raciais. Além da atuação de Loua, o espetáculo conta com a direção de Dedy Ricardo e as projeções de Vitor Cunha. 

Formado em teatro, dança e comunicação oral pelo Instituto Nacional Superior de Artes e de Ações Culturais (INSAAC), na Costa do Marfim, Loua Pacôm Oulaï é um artista multifacetado, que atualmente cursa a graduação em Música no Instituto de Artes da Ufrgs. Como percussionista, tem experiência com instrumentos como djembê, Dumdum e Krin, entre outros. Como dançarino, apresenta performances que incorporam danças tradicionais da Costa do Marfim e de países limítrofes.

Loua também é um ator de teatro, tendo participado de diversas peças e espetáculos. Como contador de histórias, traz a tradição oral africana para os palcos com suas histórias e lendas.

Criado em 2019, o projeto Cenas Mínimas tem como foco propostas artísticas de pequeno formato, nas mais diferentes áreas da performance. Idealizado para a Sala Pitangueira do Centro Cultural da Ufrgs, o projeto procura criar uma relação de proximidade entre artistas e espectadores, privilegiando as atuações de elencos reduzidos e a não espetacularidade dos recursos cênicos.

Serviço

“Katchaku katchaka: era uma vez em Odjéïdjé”

Dia 5 de setembro, terça-feira, às 19h
Dia 6 de setembro, quarta-feira, às 15h30min
Centro Cultural da UFRGS - Sala Pitangueira (rua Eng. Luiz Englert, 333)


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895