Estátua de Tom Jobim é inaugurada no Rio de Janeiro

Estátua de Tom Jobim é inaugurada no Rio de Janeiro

Obra homenageia o maestro 20 anos após a sua morte

Correio do Povo e Agência Brasil

Morte de Tom completou 20 anos nesta segunda-feira

publicidade

Há exatos 20 anos, o Brasil perdia Antônio Carlos Jobim, um dos maiores gênios da música popular brasileira. Para celebrar a vida e obra do cantor e compositor, foi inaugurada nesta segunda-feira uma estátua do músico na orla da Praia de Ipanema, zona Sul do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de familiares e amigos de Tom, além de uma apresentação especial do sexteto Terra Brasilis.

A escultora responsável pela obra, Christina Motta, baseou-se em uma foto em que Tom estava acompanhado de Vinicius de Moraes, datada nos anos 60. Foram necessários pouco mais de quatro meses para a conclusão da estátua, que foi encomendada pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Viúva de Tom, Ana Jobim se disse feliz com o tributo. “Uma homenagem é sempre bem-vinda. Esta, em especial, é muito carinhosa, Tom era um menino de Ipanema e costumava vir aqui (Arpoador) para pescar. A estátua ficou muito bonita. Fico feliz que, no dia da inauguração, tenha feito um manhã linda de céu azul", comentou.

Tom e a competição com os Beatles

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim era compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. A revista norete-americana Rolling Stone considerou Tom Jobim o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira.

Foi também um dos criadores e principais forças da bossa nova, além de autor de músicas como Garota de Ipanema e Samba do avião, que se tornaram símbolos do Rio de Janeiro, ganharam reconhecimento e foram regravadas por músicos de todo mundo. Competindo com os Beatles, os Rolling Stones e o cantor Elvis Presley, Tom Jobim ganhou, em 1964, o Grammy de Música do Ano com Garota de Ipanema.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895