EUA dizem que deportação de banda sul-coreana foi por falta de visto

EUA dizem que deportação de banda sul-coreana foi por falta de visto

Integrantes do grupo de K-pop Oh My Girl foram impedidas de entrar no país na última quinta

AFP

Empresa responsável pela carreira do grupo alega que jovens foram confundidas com prostitutas

publicidade

As oito integrantes da banda sul-coreana de K-pop Oh My Girl, que foram detidas no aeroporto de Los Angeles e deportadas à Coreia do Sul, voltaram ao país asiático por falta de visto de trabalho nos Estados Unidos, informou a agência de imigração norte-americana. Contudo, a empresa responsável pela carreira do grupo, a WM Entertainment, alegou que as autoridades de imigração do aeroporto de Los Angeles suspeitaram que as meninas fossem prostitutas.

As integrantes da banda pretendiam entrar no país por meio de um programa que permite aos sul-coreanos visitar os Estados Unidos sem visto por até 90 dias, explicou. Mas quando as autoridades revistaram a bagagem das meninas encontraram roupas e instrumentos musicais que deixaram claro que elas tinham ido para se apresentar em shows, de acordo com a versão do governo.

Então, os funcionários da imigração impediram a entrada do grupo em razão da ausência de visto de trabalho. "Fizemos o que fazemos todos os dias", declarou um integrante do serviço de imigração. Confrontando a versão, o agente do grupo, que é formado por garotas entre 16 e 21 anos, afirma que elas foram deportadas por outro motivo. "Como jovens mulheres, elas foram confundidas com trabalhadoras do sexo, o que recentemente se tornou um assunto grande nos Estados Unidos", disse.

Jovens sul-coreanas estão enfrentando escrutínio do controle de fronteiras norte-americano, porque há uma suspeita de que cada vez mais garotas do país asiático estão entrando na cidade para trabalhar em casas noturnas e de prostitução no bairro "Koreatown", as chamadas "meninas Doumi"-  mulheres pagas por empresas para incentivar homens a beber e fazer sexo -  são ilegais e têm sido particularmente reprimidas, de acordo com um artigo do Los Angeles Times.

A banda Oh My Girl foi formada em março e lançou o primeiro single em abril. Os grupos sul-coreanos de pop, muito populares na Ásia, são formados por homens e mulheres muito jovens, em alguns casos com apenas 13 ou 14 anos.
Em 2012 as autoridades sul-coreanas adotaram medidas para evitar o teor sexual do gênero musical, ameaçando com um aumento da censura de alguns videoclipes, filmes e programas de TV considerados muito explícitos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895