Evento gratuito em Porto Alegre celebra 111 anos do nascimento de Erico Verissimo

Evento gratuito em Porto Alegre celebra 111 anos do nascimento de Erico Verissimo

Neste sábado, serão exibidos dois filmes adaptados de obras do escritor gaúcho

Correio do Povo

Na data, também se celebram os 14 anos do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

publicidade

Para celebrar seus 14 anos, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223), em Porto Alegre, organiza neste sábado uma programação especial gratuita. Na data, que marca também os 111 anos do autor que empresta seu nome ao local, será exibida a mais recente adaptação da obra do escritor para o cinema, a animação infantil brasileira “As Aventuras do Avião Vermelho”. A sessão acontece às 15h. Também será mostrado primeiro filme realizado a partir da obra do gaúcho, o argentino “Mirad Los Lirios Del Campo”, de 1947.

O roteiro original de Tulio Demicheli e Mariano Perla encontra-se no Museu do Cinema de Buenos Aires e a película ganhou uma versão traduzida e legendada para a ocasião. A crítica da época considerou o filme de “construção técnica impecável” e de “qualidade honrosa para o cinema argentino”. A Academia de Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina outorgou o prêmio Cóndor Académico de melhor partitura musical de 1947 a Julián Bautista por este filme.

Após os filmes, às 19h, será realizada uma Roda de Conversa com os diretores do primeiro título, José Maia e Frederico Pinto, que falarão sobre os desafios da adaptação. A atividade conta também com as presenças da Profª. Dra. em Teoria Literária Márcia Ivana de Lima e Silva, e do Profº. de Literatura Brasileira da Ufrgs Sergius Gonzaga. Eles vão contextualizar o romance “Olhai Os Lírios do Campo” ao lado de Márcio Soares dos Santos, pesquisador que doou para o acervo do Centro Cultural a obra cinematográfica, resgatada em uma loja de filmes antigos, no centro da capital argentina.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895