Exposição “25 quadros de ausência” marca aniversário de Mario Quintana

Exposição “25 quadros de ausência” marca aniversário de Mario Quintana

Fotógrafa Dulce Helfer selecionou 25 imagens que estarão expostas na Casa de Cultura Mario Quintana

Samantha Klein

Mostra representa cada ano sem Mario Quintana

publicidade

O aniversário do poeta Mário Quintana será um dia de festa, homenagens e reconhecimento de seu acervo poético na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), localizada no Centro Histórico de Porto Alegre. A partir desta terça-feira, a exposição fotográfica “25 quadros de ausência”, de Dulce Helfer, fica em exposição no espaço cultural até o dia 30 de agosto. Em maio deste ano, completou 25 anos da morte do poeta.

Fotógrafa e amiga de Mario Quintana, Dulce Helfer selecionou 25 imagens que entendeu mais expressivas do seu vasto acervo. "Pensei em uma foto que pudesse representar cada ano de ausência", ressalta. Ela destaca que ficou feliz com a iniciativa da direção em lembrar do aniversário do poeta. "Sempre reclamei muito que a Casa de Cultura parecia ter esquecido do Mario. O turista que chegar à CCMQ vê um quarto que imita o dele, já que os móveis tinham outra disposição, mas não fica sabendo nada a respeito dele. Creio que Mario mereça um acervo como o da Elis Regina, que fica bem pertinho e é muito representativo". 

A mostra tem abertura às 18h, no Hall do Jardim Lutzenberger. Dulce destaca que escolheu esse local por se identificar muito com Lutzenberger e por basear parte de seu trabalho fotográfico em questões ambientais. "Acho que Mario também iria gostar", completa. Quintana completaria 113 anos nesta terça-feira se estivesse vivo. 

Outras atividades vão celebrar a data na Casa de Cultura. A Biblioteca Infantil Lucília Minssen realiza o “Sarauzinho poético”, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), das 14h30 as 17h, no Espaço Expositivo Sapato Florido e no Hall da Biblioteca Infantil Lucília Minssen. Durante toda a tarde estarão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do CDE, que se farão presentes no evento com roupas de época. 

A Biblioteca Erico Verissimo montará um espaço com as publicações e imagens do poeta; e a Associação dos Amigos da CCMQ (AACCMQ) irá enfeitar o prédio com dois banners gigantes homenageando Mario Quintana. Entre os títulos à disposição dos associados, estão “Rua dos cataventos”, “Canções” e “Sapato Florido”, de poemas, os infantis “Pé de pilão”, Sapo amarelo” e “Lili inventa o mundo”; além de publicações estrangeiras.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895