Exposição “Encontros, Memórias, (Re)Conexões" em cartaz no Olivas de Gramado

Exposição “Encontros, Memórias, (Re)Conexões" em cartaz no Olivas de Gramado

Mostra acontece até o dia 19 de dezembro; A abertura é neste sábado (19), às 11h

Correio do Povo

A exposição “Encontros, memórias, (re)conexões”, da artista visual, Márcia Rosa, chega ao Parque Olivas de Gramado, neste sábado (19)

publicidade

A exposição “Encontros, memórias, (re)conexões”, da artista visual, Márcia Rosa, chega ao Parque Olivas de Gramado (rua Vereador José Alexandre Benetti, nº 1808, Linha Nova). A mostra ficará em cartaz durante 30 dias no Espaço Cultural do empreendimento turístico.

A abertura neste sábado, dia 19, às 11h, com uma vernissagem para convidados. A exposição estará aberta para visitação dos clientes do Olivas de Gramado até 19 de dezembro.

Os trabalhos em exposição tem curadoria de Diego Hasse, e valorizam as singularidades dos encontros com a natureza, as memórias por ela evocadas e as possibilidades de modos de (re)conexão do homem com o meio ambiente natural.

Explorando diversas técnicas, meios e suportes, a exposição será composta por pinturas, gravuras, vídeos, fotografias, livros de artista e outros dispositivos que surgem como desdobramentos da pesquisa poética de Márcia Rosa.

Parte das obras surge da relação da artista com a natureza da própria cidade que está sediando a mostra, tendo em vista que ela mesma é uma cidadã de Gramado.

Nessa perspectiva, as camadas de sentido das suas produções vão além do que as imagens são capazes de revelar em uma primeira impressão.

Seus trabalhos oferecem possibilidades que não se esgotam nos objetos acabados, os quais eclodem como materialidade de pesquisas interdisciplinares que apostam em modos de incorporar a vida em sua concepção.

Além disso, tais obras viabilizam o florescimento de reflexões sobre a apreensão da paisagem e da natureza na contemporaneidade.

Foto: Divulgação / CP

Foto: Divulgação / CP

SOBRE A ARTISTA:

Márcia Rosa vive e trabalha entre Porto Alegre e Gramado. É doutora pela Universidade de Campinas (Unicamp). Mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Especialista em Práticas Curatoriais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Fotografia e Novas mídias pela Universidade Feevale e em Cinema pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). É Bacharel em Artes plásticas pela UFRGS.

Estudou na Universidade de São Paulo (USP), no Centro de La Pira (Florença) e no Museu do Louvre (Paris). Participou de grupos de estudos coordenados por Christine Mello, Juliana Monachesi, Maria Helena Bernardes e Louise Weiss.

Sua experiência profissional inclui atividades como curadoria, coordenação de eventos, ensino, gestão de projetos e intervenções, bem como avaliações e estudos críticos e teóricos nas áreas de artes visuais e cinema, possuindo publicações nessas duas áreas.

É uma artista conhecida internacionalmente com obras em acervos fixos do Museu de Arte Brasileira de Brasília (DF) e do Museu de Gravura do Douro Alijó (Portugal). Realizou várias exposições individuais e participou de dezenas de exposições coletivas no Brasil e no exterior.

SOBRE O CURADOR:

Diego Hasse vive e trabalha em Porto Alegre (RS). Atua como pesquisador, curador e crítico de arte independente. É doutorando e Mestre (2021) em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRGS, área de concentração: História, Teoria e Crítica da Arte (Linha de pesquisa: Imagens, culturas e memória). Bacharel em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017).

De 2014 a 2018, atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa "Artistas viajantes: itinerários entre o passado e a contemporaneidade", no qual desenvolveu a pesquisa paralela intitulada "Maria Graham: apreensão da paisagem brasileira e a crítica ambiental no século XIX". É membro dos Grupos de Pesquisa CNPq "Arte em trânsito: viagens, derivas, deslocamentos" e "História da Arte e Cultura de Moda".

Integrou o Comitê Curatorial da Galeria Ecarta, da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta (2020-21). Membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul. Recebeu o destaque em Exposição Coletiva do XI Prêmio Açorianos (2018), promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Contato com a artista:
E-mail: marciasouzarosamsr@gmail.com
WhatsApp: (51) 98209-3526


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895