Exposição “Paulo Werneck - Murais para o Rio” marca reabertura do MAR

Exposição “Paulo Werneck - Murais para o Rio” marca reabertura do MAR

Mostra destaca a obra do pioneiro da atividade mural no Brasil

Arte & Agenda

Obra de Paulo Werneck, um artista que marcou a paisagem arquitetônica brasileira com centenas de murais.

publicidade

A exposição inédita “Paulo Werneck - Murais para o Rio” marca a reabertura do MAR (Museu de Arte do Rio) nesta quinta-feira, dia 11. Com curadoria de Claudia Saldanha e Marcelo Campos, a mostra lança luz sobre a obra do pioneiro da atividade mural no país, reunindo aspectos importantes da trajetória do artista carioca.

A individual, com cerca de 150 itens, apresenta estudos preparatórios para painéis executados em mosaico, além de ilustrações, objetos e alguns documentos históricos, agregados por afinidades estéticas.

Paulo Werneck (1907 – 1987) é um artista que marcou a paisagem arquitetônica brasileira com centenas de murais. Ele também desenvolveu de forma pioneira a utilização de mosaico cerâmico em empenas cegas e outras superfícies.

Sua arte pode ser vista em tombamento de dezenas de painéis na cidade do Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras. Ele é responsável por dois painéis figurativos executados na entrada do Museu do Futebol, no Estádio do Maracanã, no Rio; por painéis para o Instituto de Resseguros do Brasil e por painéis na Igreja da Pampulha, em Minas Gerais.

Também há suas obras no Ministério da Fazenda (Rio de Janeiro), no Senado e do Palácio do Itamaraty (Brasília), e na agência do Banco do Brasil no Recife Antigo (Recife), entre outros 300 murais para residências, prédios públicos e comerciais. Seus trabalhos estão expostos a céu aberto, permeando o espaço público de várias cidades brasileiras.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895