Exposição "Singular" inicia homenagem aos 90 anos de Álvaro Siza

Exposição "Singular" inicia homenagem aos 90 anos de Álvaro Siza

Mostra itinerante em homenagem ao arquiteto português terá início em Porto Alegre, onde projetou a Fundação Iberê Camargo, e conclusão na cidade do Porto, em Portugal

Correio do Povo

Exposição Singular inicia homenagem aos 90 anos de Álvaro Siza

publicidade

A  exposição "Singular" homenageia o trabalho do arquiteto português Álvaro Siza, que completa 90 anos em junho de 2023, com uma mostra fotográfica itinerante, que irá de “Porto a Porto”. A exposição Singular teve início em Porto Alegre, cidade que abriga sua grande obra no Brasil, o prédio da Fundação Iberê Camargo. A mostra abriu na última quinta-feira, dia 10 de novembro, e passará por cerca de 15 cidades brasileiras, sendo concluída na cidade do Porto, em Portugal, onde vive o arquiteto, no mês de seu aniversário.  A exposição é aberta ao público e ficará cerca de 15 dias em cada localidade.

O projeto da exposição seguirá um percurso direcionado, onde a série de fotografias guiará o visitante pelo mesmo caminho adotado na Fundação Iberê Camargo. Referência internacional em arquitetura contemporânea, o prédio está sob a base de uma escarpa que abriga resquícios de Mata Atlântica originária, e rodeada pelas águas do Guaíba. De frente ao pôr-do-sol de Porto Alegre, singularidade da cidade, o espaço abriga obras do artista que dá nome à fundação. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em concreto, que simbolicamente sustenta a obra de Siza, instrumento do qual Iberê expressou sua arte. A exposição "Singular" trará um pouco das linhas retas, curvas simétricas/assimétricas e encaixes projetados sobre estrutura de concreto branco, uma mistura adquirida com pedras.

Sob o olhar do fotógrafo Roberto Majola, os registros traduzem um pouco do interesse de Siza pela escultura, marca registrada em seus projetos, que assumem essa qualidade nas formas e na luz que projeta e molda. É nessa mistura de conceitos que Siza consegue emoldurar Porto Alegre através das poucas janelas do prédio, um ato perfeccionista de desenhar até chegar ao ponto onde luz, natureza e concreto se convergem em espaço de museu. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895