Exposição “Terrosos” exibe obras do artista Carusto Camargo

Exposição “Terrosos” exibe obras do artista Carusto Camargo

A Ocre Galeria reúne cerâmicas, revisitando a carreira do artista

Correio do Povo

Obra de Carusto Camargo que estará em cartaz na Ocre Galeria

publicidade

A Ocre Galeria (rua Demétrio Ribeiro, 535), dando continuidade à programação de 2024, inaugura nesta terça-feira, das 18h às 21h, a exposição “Terrosos”, de Carusto Camargo. A mostra reúne uma série de vasos, volumes disfuncionais, entre o escultórico e o cerâmico, elaborados a partir da revisitação de 35 anos de produção e atuação do artista nas artes e no ensino.

O trabalho é resultado da pesquisa iniciada em 2010 com a exposição “Mamilus in Memorium”, no Ateliê Jabutipê, em Porto Alegre; tem um aprofundamento em 2014, durante o Pós-Doutorado em Portugal, e se intensifica em 2023 com o projeto de exposição na Ocre Galeria.

“Terrosos” apresenta cerca de 20 cerâmicas, cinco do núcleo de 2014, do pós-doutoramento, e 15 produzidas em 2023 /2024 para a exposição da Ocre. O processo de produção envolve a modelagem manual das cerâmicas e a queima em forno elétrico, a uma temperatura de 1170°C.

A visitação pode ser feita de 6 a 30 de março próximo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min. A entrada é franca.

No dia 23 de março, sábado, às 11h, está prevista a “Conversa com o Artista”, sob a mediação da crítica e historiadora Paula Ramos.

O ARTISTA

Carlos Augusto Nunes Camargo – Carusto Camargo –, nascido em 1962, na cidade de São Paulo, reside em Porto Alegre, desde 2007. Artista visual, ceramista e professor associado do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS teve sua formação acadêmica, Mestrado/Doutorado e Pós-Doutorado, na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Faculdade de Bellas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Em 2015, começou a desenvolver padronagens e painéis cerâmicos utilizando a fotocerâmica e as técnicas tradicionais da azulejaria portuguesa e, a partir de 2023, revisita 35 anos de trabalho artístico e produz uma série de volumes disfuncionais, entre o escultórico e o cerâmico.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895