Fantaspoa anuncia festival online com premiações

Fantaspoa anuncia festival online com premiações

Concurso dará prêmios que somam mais de 50 mil reais para realizadores

Correio do Povo

publicidade

Após recentemente criar uma plataforma na qual disponibiliza filmes gratuitamente, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) anuncia o lançamento do Festival Online Fantaspoa at Home. Acatando as recomendações das autoridades científicas de saúde do planeta para contenção da pandemia da Covid-19, o festival visa estimular, além da apreciação de obras, a produção fílmica.

O concurso selecionará aproximadamente 40 curtas brasileiros e estrangeiros que explorem o gênero fantástico - podendo ser ficção-científica, fantasia, animação, horror, bizarro, thriller, documentário ou vídeo-ensaio - e que incluam temas correlatos à pandemia que a humanidade atualmente enfrenta. As produções devem respeitar a quarentena e o isolamento social - ou seja, as filmagens deverão ocorrer nas residências dos realizadores, com colaborações apenas virtuais ou pelos moradores das casas.

A organização do festival explica que a votação do público será online para escolher os vencedores da seleção. Grande destaque do programa, a premiação contempla, além do Prêmio Aquisição Elo Company para o melhor curta nacional, serviços para produções futuras que somam o equivalente a mais de 50 mil reais, cedidos gentilmente por amigos do Fantaspoa em prol de sua continuidade. Dessa forma, os vencedores terão uma base muito sólida para realizarem seus futuros projetos, contando com consultoria de profissionais de alto reconhecimento no mercado cinematográfico, como Pedro Rivero (roteirista do filme sensação do momento, “O Poço"), Rodrigo Teixeira (produtor de, entre outros, o oscarizado “Me Chame pelo Seu Nome"), Andy Muschietti  (de “It” e “It - Capítulo 2”, grandes sucessos mundiais de bilheteria de anos recentes); e Marco Dutra (multipremiado diretor de “As Boas Maneiras”e “Trabalhar Cansa”). Além disso, os próximos filmes dos vencedores têm garantidos pôsteres (confeccionados por Elizabeth Schuch), músicas-tema (compostas por German Suane), DCPs (criados pela Black Lagoon), legendas (geradas pelo Fantaspoa e pelo Festival Macabro) e correções de cor (pela Core Grading).

As inscrições para o Festival Online Fantaspoa at Home deverão ser realizadas até a próxima segunda-feira, 20 de abril de 2020, no site. Os valores arrecadados de submissões, de U$ 5,00 (cinco dólares) para filmes nacionais e U$ 15,00 (quinze dólares) para filmes estrangeiros, serão totalmente revertidos, deduzidos os descontos da plataforma Filmfreeway, para o crowdfunding do 16º Fantaspoa, que está disponível na plataforma Catarse. A campanha já alcançou 50% da meta prevista e estará no ar até o dia 28 de abril.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895