Farol Santander, Margs e CCMQ não irão participar da Noite dos Museus de 2023

Farol Santander, Margs e CCMQ não irão participar da Noite dos Museus de 2023

Sedac alega inviabilidade para assegurar a preservação das instituições ligadas à secretaria

Arte & Agenda

Instituição da Sedac, a Casa de Cultura Mario Quintana não participará da Noite dos Museus em 2023

publicidade

Os apreciadores da arte pública e acessível foram surpreendidos com uma notícia não muito agradável na tarde desta quinta-feira. As instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e o Farol Santander não irão participar da Noite dos Museus 2023, com data prevista para 20 de maio. As instituições da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa estão mantidas, conforme a assessoria de imprensa da SMCEC. Em 2022, foram 20 instituições participantes com um público de 180 mil pessoas participantes. 

Conforme nota emitida pela Assessoria de Comunicação da Sedac, a inviabilidade de um acordo com a produtora do evento, a Rompecabezas, em tempo hábil, para assegurar a preservação das instituições ligadas à secretaria, dos acervos e questões ligadas à segurança do público, levaram a Sedac a desistir de participar da edição de 2023 da Noite dos Museus.

As instituições que participariam da edição de 2023 são: Museu Júlio de Castilhos, Margs, Museu de Arte Contemporânea (MAC-RS), Casa de Cultura Mario Quintana e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Os locais terão horário de funcionamento normal no dia 20 de maio.

“Apesar das tratativas encaminhadas pela pasta, não houve mudanças significativas nos protocolos da produtora para atender à solicitação da Sedac de que fossem ampliadas a estrutura física e as equipes disponibilizadas, atualmente incompatíveis com a segurança e a manutenção das instituições”, ressalta a nota divulgada nesta quinta. 

Outros equipamentos culturais de grande porte também já optaram por não participar da próxima edição. A Fundação Iberê não havia participado da edição de 2022 por motivos semelhantes ao da Sedac, conforme ressaltou à época o superintendente Emilio Kalil. O Farol Santander foi outro a anunciar a saída da Noite dos Museus. A assessoria da instituição cultural confirmou que o centro cultural não estará nesta edição do evento, mas não divulgou nota e nem deu razões para tanto até o fechamento da edição. Em outro contato, a diretora do Planetário da Ufrgs, Alejandra Romero, confirmou a participação. 

A nota da Sedac segue ressaltando os motivos: "Para além de uma ação cultural, a Noite dos Museus adquiriu ao longo dos anos um caráter urbano que ampliou sua popularidade. Com recursos viabilizados através da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal e produzido pela Rompecabezas Produtora, com apoio de instituições públicas e privadas, o evento resultou, porém, em um afluxo de pessoas incompatível com a estrutura de muitos dos equipamentos culturais participantes. Após as primeiras tratativas para aprimorar a parceria das edições anteriores, a Sedac solicitou, entre outras medidas, que a organização do evento realizasse controle de acesso mediante retirada de ingressos gratuitos para evitar a superlotação dos espaços e o acúmulo de pessoas nas áreas externas, contratação de reforço das equipes de segurança e de limpeza e contratação de banheiros químicos para as imediações dos museus. A Sedac também solicitou que as atividades encerrassem às 22h e não à meia-noite, como previsto pela produção. Não houve, no entanto, garantia de que os apontamentos seriam atendidos”. 

Outros apontamentos da Sedac na nota dão conta que em 2022 o Margs teve controle de fluxo de entrada e da quantidade de visitantes simultâneos, mas houve pichações e péssimas condições de higiene dentro dos banheiros. “O episódio demonstra que o evento, até aqui, não tem oferecido estrutura e organização suficientes para a gestão de público e fila, além de equipe (monitores e seguranças) para atender a necessidade de operação dentro e fora das instituições”, detalha a nota. 

“Os equipamentos culturais são visitados diariamente e proporcionam espaço de entretenimento, fruição de arte e pesquisa, de modo inteiramente gratuito, à população”, afirma a secretária Beatriz Araujo. 

A assessoria da Noite dos Museus deve emitir um comunicado ainda esta noite em pronunciamento oficial dos organizadores.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895