Farol Santander reabre para visitação

Farol Santander reabre para visitação

Seguindo todos os protocolos de segurança, o espaço cultural no Centro Histórico retoma atividades hoje com novidades na programação

Camila Souza

Novidade é a mostra ‘Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil’

publicidade

Após meses de espera, reinvenção e atividades virtuais, o Farol Santander Porto Alegre (Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico) reabre para visitação com novidades na programação cultural. A partir de hoje, o público poderá voltar ao espaço e conhecer a nova exposição “Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil”. O local funcionará em horário reduzido, das 12h às 18h, de terça a domingo, com ocupação máxima de 25% da capacidade total do prédio.

A nova mostra que ocupa o mezanino do Farol apresenta um panorama de 70 anos da arte brasileira e reúne um conjunto significativo de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias. A curadoria é de Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim. Das mais de duas mil obras do acervo, foram escolhidos 67 trabalhos de artistas consagrados como Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Claudia Andujar, entre outros. A exposição ficará no local até 24 de janeiro.

Agnaldo Farias explica o uso das cores na mostra. “É cheia de calor cromático e carismática. As pessoas vão se sentir atraídas pelo espaço, que é fascinante. É uma exposição extraordinária que precisa ser vista, porque não temos muito acesso à arte brasileira”, afirma. As obras foram divididas nas categorias Abstração, Retrato e Paisagem. De acordo com o curador Ricardo Ribenboim, a mostra tem trabalho de imersão e estimula diferentes leituras e associações. “As categorias escolhidas provocam relações, mas ali também é possível discutir as etnias, a questão da cor, o formal e o informal, tem muitas leituras que independem desse subconjunto”, diz.

O Farol Santander também retoma, até 17 de janeiro, a mostra de arte imersiva “Gigantas”, inaugurada em março, do duo Nonotak Studio, concebida para o espaço. As exposições permanentes “Memória e Identidade” e “O Outro Lado da Moeda” estão de volta na programação, que também terá atividades de empreendedorismo e inovação. Além das novidades, o Farol se adequou a protocolos de segurança contra o coronavírus. Seguindo orientações das autoridades, haverá medição de temperatura para ingresso no prédio e o uso de máscara é obrigatório. O ambiente contará com dispensers de álcool em gel em todos os andares e sinalizações para respeito do distanciamento. Os ingressos para visitação podem ser adquiridos pelo site.

*Sob supervisão de Luiz G. Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895