Farol Santander recebe o projeto Mundo do Violão

Farol Santander recebe o projeto Mundo do Violão

Série de nove shows e concertos se iniciam a partir desta quinta-feira, 4

Correio do Povo

André Geraissati, um dos violonistas que estarão presentes nas atrações do festival

publicidade

Para celebrar o instrumento mais popular do país e do mundo, o Farol Santander (rua Sete de Setembro, 1028) promove o festival Mundo do Violão, uma série de nove shows e concertos com atrações nacionais e internacionais. A estreia será nesta quinta-feira, 4, às 20h com o "3NCONTRO – Gerações", espetáculo que reúne André Geraissati, Eduardo Agni e Andrea Perrone, violonistas que são referências no Brasil e no exterior. Ingressos disponíveis no site.

Os convidados farão apresentação de shows, master class e workshops. Eles se juntam para interpretar temas de seus trabalhos individuais, num diálogo musical. Um intercâmbio de ideias e sons, onde o fio condutor é a livre expressão artística.

Além da apresentação do trio, o show apresenta também momentos individuais, onde gerações se fundem e todas as fronteiras cedem espaço ao poder da música instrumental.
O uso de técnicas e experimentações, como two hands, múltiplas afinações, tapping, capos curtos se faz presente e é, também, tema para ser compartilhado em ações formativas.

Sobre os violonistas

O paulistano André Geraissati iniciou sua carreira nos anos 60, mas foi na década de 70 que se tornou conhecido no mainstream, quando criou o Grupo D’Alma. André tocou em importantes eventos internacionais de jazz, firmando-se como um dos grandes talentos do violão brasileiro. Em 83, lançou seu primeiro disco solo, “Entre duas palavras”, com a participação de Egberto. O conjunto de sua obra nos anos 80 lhe rendeu o título de Músico da Década (1980-1990), pelos “Críticos de Música Instrumental” no Brasil. O álbum “Brazilian Images”, gravado com Paul Horn foi indicado ao Grammy em 1991. Nos anos 90, atuou, teve trajetória marcante como produtor, sempre buscando a valorização da música instrumental brasileira e de seus intérpretes. Em setembro de 2022 retornou aos palcos, apresentando o show “André Geraissati” na Virada SP e no Sesc Consolação.

Violonista e compositor brasileiro, Eduardo Agni desenvolveu técnica e estilo próprios para tocar violão. É autor de seis CDs autorais aclamados pela crítica. Também teve obras incluídas  em dezenas de coletâneas de World Music lançadas por gravadoras brasileiras, norte-americanas e europeias. Realizou concertos e gravações em dezenas de países da Europa, África e Oriente Médio. Além da originalidade de suas composições, tornou-se conhecido no cenário da música instrumental por utilizar o tapping, uma forma particular da técnica two-hands, popularizada na guitarra pelo americano Stanley Jordan, que consiste em utilizar os dedos de ambas as mãos para percutir as cordas na região do braço do instrumento. 

A violonista e compositora porto- alegrense Andrea Perrone transita com facilidade pela MPB, pelo Flamenco, Blues e Jazz, passando pela música folclórica. Os grandes destaques de seu trabalho são as afinações alternativa e o uso de capos curtos, adicionando coloridos e texturas ao seu violão solo. Já se apresentou em importantes festivais da Itália, México, Inglaterra e Canadá. Em 2021, conquistou o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Compositora Instrumental e Melhor Instrumentista Popular Feminino.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895