Feira do Livro de Porto Alegre ocupará menos espaço da rua dos Andradas

Feira do Livro de Porto Alegre ocupará menos espaço da rua dos Andradas

Evento acontece de 28 de outubro a 6 de novembro

Luiz Gonzaga Lopes

Evento acontece de 28 de outubro a 6 de novembro

publicidade

A mais tradicional e maior feira a céu aberto da América Latina entra em sua 62ª edição, de 28 de outubro a 15 de novembro, sob o signo do acesso e da democracia em torno dos livros, da literatura e de outras manifestações correlatas às letras. Tendo como patrona a escritora Cíntia Moscovich, a feira irá parecer menor, conforme afirma o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Marco Cena Lopes, mas terá praticamente o mesmo número de expositores da edição anterior (113 expositores contra 111 deste ano). “Só utilizaremos metade do espaço da rua dos Andradas e irão para o Memorial do RS, a área internacional, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Sala dos Autores e a Bebeteca”, explica Cena.

A crise que assola a cultura não fez com que arrefecessem as atrações nacionais e internacionais. “Dizem que a feira encolheu, eu acho que ela manteve a qualidade dos autores e dos temas em discussão”, revela o presidente da CRL. O time internacional é de peso: o português Valter Hugo Mãe, o israelense David Grossman, a norueguesa Marja Lunde, a sul-africana Futhi Ntshingila, o peruano Jeremias Gamboa, a cubana Teresa Cárdenas, o antilhano da Martinica Patrick Chamoiseau, a alemã Freya Schwachenwald, o francês Jean-Paul Delfino, os espanhóis Antonio Iturbe, Fontdevilla e Juan Gomez Bárcena, o mexicano Jorge Volpi, entre outros.

Do Brasil, as atrações são o historiador gaúcho radicado em Campinas Leandro Karnal, a escritora e cantora Adriana Calcanhotto, o poeta Eucanaã Ferraz, os historiadores Jorge Caldeira e Mary Del Priore, os escritores Antônio Risério e Daniel Galera.

A campanha publicitária da Feira terá como tema “Leia o que quiser. Só não esqueça dos livros”. Os sócios da agência Bonaparte, Samir Arrage e Pedro Becker, apresentaram os detalhes durante a semana no Master Grande Hotel. “Criamos então aquelas notícias incríveis de Internet. São 62 ao todo, o mesmo número de edições da Feira do Livro e na ação digital a pessoa vê esta notícia e clica, remetendo para a campanha da Feira, podendo compartilhar”, explica Becker.  A ação está pode ser conferida no site e nas redes sociais. Entre as manchetes inventadas da campanha estão “Homem é despejado por ouvir muito funk” e “Foto rara de borboleta chorando surpreende”.

O analfabetismo funcional que acomete 27% da população adulta brasileira, segundo dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) será tema dominante da Feira do Livro em atividades como o V Seminário Internacional de Bibliotecas. É analfabeto funcional a pessoa que conhece letras e números, mas não compreende o que lê e não executa operações matemáticas. “Neste ano, queremos dar destaque a esse grande problema, que continua em evidência na nossa população, em todas as idades e em todas as faixas de ensino e de vivências”, comenta Cena.

Homenagem a Açores

Numa feira em que as homenagens são muitas, o território autônomo dos Açores será o homenageado. Conforme a coordenadora da programação geral e adulta da feira, Jussara Haubert Rodrigues, serão nove autores açorianos e intensa programação construída com o governo dos Açores. “A literatura contemporânea açoriana é de grande qualidade. Porto Alegre foi fundada por açorianos e iremos fazer um resgate, um retorno e um reconhecimento a esta cultura pelas letras e da música”, comenta Jussara. Os autores açorianos são Eduíno de Jesus, Nuno Costa Santos, Francisco Cota Fagundes, Joel Neto, Madalena San-Bento, Urbano Bettencourt, Vasco Pereira Costa, Paula de Sousa Lima e Jorge Forjaz.

Entre as atividades da área geral e adulta, destaque à Festa Literária da Comunicação, a 2ª Flicom, dia 9 de novembro, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. Parceria da Feira com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, o evento apresenta autores de ficção, jornalistas e documentaristas com pesquisas em comunicação. Entre eles estão Otávio Frias Filho, Bolívar Torres, Antonio Hohlfeldt e Felipe Pena, João Paulo Cuenca e João Anzanello Carrascoza.

Área infantil e juvenil

A área infantil e juvenil será localizada na rua Sepúlveda e terá algumas instalações no Memorial do RS. Coforme a coordenadora Sônia Zanchetta, os destaques são o Teatro Carlos Urbim, onde são realizados os encontros Autor no Palco; o QG dos Pitocos, a Biblioteca Moacyr Scliar, com mais de sete mil livros.

“A Biblioteca ficará no térreo do Memorial do RS. As crianças, pais e professores leem no local e os professores consultam no local para orientar e qualificar a sua compra de livros”, observa. Sônia declara que muitos dos eventos da área são tradicionais como o Mutação na Feira, de zines, quadrinhos, que está na 11ª edição; o 10º Traçando Histórias, o 7º Seminário A Arte de Contar Histórias, além de projetos cuja realização envolve o ano inteiro, como o Adote um Escritor, parceria com a Secretaria Municipal de Educação (130 encontros em 98 escolas) e o Lendo Pra Valer, com a Secretaria Estadual de Educação (em 141 escolas estaduais da Região Metropolitana). “Teremos também a Estação de Acessiblidade para auxiliar as pessoas com algum tipo de deficiência e também os Colóquios de Inclusão para a eliminação destas barreiras dentro da Feira”, afirma. Mais pelo www.feiradolivro-poa.com.br.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895