Feira do Livro de Porto Alegre tem fim de tarde campeiro

Feira do Livro de Porto Alegre tem fim de tarde campeiro

Jornalista do Correio do Povo Paulo Mendes autografou seu livro "Campereadas"

Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

Paulo Mendes autografou o seu primeiro livro, Campereadas, no estande da Record

publicidade

Foi um fim de tarde campeiro na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, com chimarrão, boa prosa e dedicatórias durante mais de duas horas a leitores especiais e emocionados. O editor de Geral do Correio do Povo, Paulo Mendes, autografou o seu primeiro livro "Campereadas - Crônicas, Contos e Causos do Sul" (Sulina) no estande da Record.

A Feira vendeu 138,3 mil obras até esta quarta-feira, dia 2, número 11,45% superior a igual período em 2010. O pico de público foi no feriado de Finados, com 200 mil visitantes.

Os leitores assíduos e emocionados foram os primeiros a chegar na sessão de autógrafos de Mendes. "Estou emocionada com este momento. As crônicas retratam tudo o que vivi no campo", disse a aposentada Leda Goulart, 67 anos, entre lágrimas. Os colegas jornalistas do Correio do Povo e amigos também marcaram presença. "Em suas crônicas, ele nos brinda com as mais autênticas manifestações da alma campeira", afirma o editor de Cidades do CP, Édison Moiano.

O ex-governador Olívio Dutra é outro leitor assíduo que recebeu dedicatórias de Mendes. "O Paulo Mendes traduz em palavras os sentimentos da nossa terra, mas de uma forma universal. Pode ser lido aqui, na região Norte ou Nordeste ou em toda a América Latina", destaca Olívio. O escritor e editor da revista Vox, Tailor Diniz, exaltou as qualidades da escrita do autor. "Ele trata do gaúcho real, simples, que anda de pés descalços na geada, como o Simões Lopes Neto e o Cyro Martins e não do heroico, utópico e fanfarrão", analisa.

A sessão de autógrafos reuniu ainda os editores da Sulina, Luis Gomes e Blasio Hickmann, o diretor de Redação do CP, Telmo Flor, além de familiares de Mendes. "Ele representa uma verve literária, que tem uma perseguição borgiana (do argentino Jorge Luis Borges) da coisa, do texto. É um excelente início de carreira literária", ressaltou o editor Luis Gomes.

"Fiquei feliz com a presença de público e mais motivado para tocar novos projetos de escrita", comentou Paulo Mendes, acompanhado da esposa Silvana Moura e da filha Paula, 9 anos, do pai Donaldson Garschagen e da madrasta Renata Guerra.

Assinantes do Correio do Povo podem adquirir o livro por R$ 18. Novos assinantes semestrais recebem o livro por mais R$ 3. Mais detalhes podem ser obtidos pelo fone (51) 3216-1600.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895