Feira do Livro encerra com dia dedicado à comunicação

Feira do Livro encerra com dia dedicado à comunicação

Uma das presenças internacionais será Eric McLuhan, filho de famoso teórico da área

Correio do Povo

Uma das presenças internacionais será Eric McLuhan, filho do famoso teórico da área Marshall McLuhan

publicidade

Neste último dia da Feira do Livro 2011, o tema em debate é a comunicação. Entre as atrações, a Praça da Alfândega contará com presenças internacionais que estudam o tema. Um deles é Eric McLuhan, pesquisador da área de Comunicação e filho de Marshall McLuhan, teórico que ficou mundialmente conhecido pela expressão "O meio é a mensagem" e por propor a visão do mundo como "aldeia global" a partir da existência dos meios de comunicação de massa.

Eric é hoje Diretor de Estudos de Mídia no Instituto Harris, no Canadá, e, junto com o pai, gerou a obra "Leis de Mídia" (de 1988). Ele estará hoje às 17h30min na Sala dos Jacarandás do Memorial do RS, em uma mesa de debates mediada por Juremir Machado da Silva, que terá como título "O Meio Ainda É a Mensagem? O Futuro da Escrita". Também estarão presentes Federico Casalegno, diretor do Laboratório de Experiência Mobile do MIT, e William Uricchio, professor do Programa de Estudos Comparativos de Mídia, também do MIT (EUA).

Integrarão a mesa ainda os franceses Jean-Bruno Renard (Universidade Paul-Valéry - Montpellier III) e Georges Bertin (Cnam), ambos da área da Sociologia e que se dedicam ao estudo de imaginários. Todos participam, a partir de amanhã, do X Seminário Internacional da Comunicação, de 16 a 18 de novembro na PUCRS, com o tema "100 Anos de Marshall McLuhan" e já está com inscrições encerradas.

Landell de Moura

Na Feira, a Comunicação também domina a mesa "Landell de Moura: o Homem, o Padre e o Cientista", 15h30min, na Sala Leste do Santander, com Hamilton Almeida, Ana Celina Figueira da Silva, Altamiro Susin, Luciano Klöckner e José Juarez Silveira Pereira, sobre o precursor das comunicações. Se encontra na Feira o livro "Os Anos Dourados do Rádio em Porto Alegre" (Corag), do jornalista Sérgio Dillenburg. Os 150 anos de Landell de Moura renderam a 2 edição da obra, que aborda do início dos anos 40 até 1959, e a chegada da TV à capital gaúcha.


Bookmark and Share  

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895