A arte urbana em exposição e livro

A arte urbana em exposição e livro

Escritor registrou, por dez anos, várias obras em graffiti na Capital e reúne em publicação

Correio do Povo

Breno é o autor de ‘POAlaroides urbanas – uma ode visupoética a Porto Alegre’

publicidade

Nesta terça-feira, a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre recebe a exposição “Projeto POAlaroides Urbanas – a arte do graffiti nas ruas de Porto Alegre e no mundo”, de Breno Serafini, durante todo o dia, das 9h às 20h, no Espaço Jovem Petrobras. Com doutorado em Letras pela Ufrgs, o autor já tem seis livros publicados. Hoje ele participa de bate-papo às 16h. E, às 17h, ele autografa o livro “POAlaroides urbanas – uma ode visupoética a Porto Alegre” (Editora Parangolé) na Praça dos Autógrafos.

O livro é um mosaico de 166 fotos de página inteira, permeadas por alguns textos de autoria do autor, também em homenagem à cidade. A obra celebra a Capital dos gaúchos a partir do registro de sua arte urbana, principalmente graffitis, que foram captados pelo celular do autor. Nesse sentido, faz um inventário de dez anos de registro fotográfico, com uma variedade de autores e de formatos que representam hoje o que a cidade tem de mais significativo nessa arte.

O trabalho começou como um registro solitário e cotidiano. Quando começou a tomar a forma de seu produto final – o livro –, contou com a curadoria do artista visual Luís Flávio Trampo, uma referência na arte do graffiti porto-alegrense. 

No prefácio, o quadrinista, ilustrador e artista visual Fábio Zimbres explica que cada intervenção é uma tentativa de trazer para essa cidade algo que, para cada grafiteiro, falta nela. Entre as palavras de Zimbres, ele destaca que “no conjunto, temos um quadro incompleto, caótico e poético, no qual essa sobreposição de autores se funde num objeto que passa a existir dentro da cidade. Um retrato da cidade cercado de cidade por todos os lados”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895