A literatura em festa com a entrega do Prêmio Jacarandá

A literatura em festa com a entrega do Prêmio Jacarandá

Cinco destaques na área do livro e leitura recebem na sexta, 17, o troféu concedido pelo Correio do Povo aos melhores do livro no ano

Correio do Povo

Troféus do Prêmio Jacarandá serão entregues na próxima sexta-feira, 17, em cerimônia no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz

publicidade

Novembro traz consigo aquele sentimento de êxtase para aqueles que amam a literatura, o livro e a leitura. O 11º mês do ano nos coloca em contato com a Feira do Livro de Porto Alegre, evento sempre aguardado ansiosamente desde 1955, e também o Prêmio Jacarandá, a distinção máxima do Correio do Povo para os envolvidos diretamente com a área escrita das artes. Pois é chegada a hora de revelar os vencedores da sexta edição do Prêmio Jacarandá, que será entregue em cerimônia para convidados na próxima sexta-feira, 17 de novembro, às 19h30min, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz. Serão entregues cinco troféus para cinco destaques do mundo literário, escolhidos por um júri formado por cinco jornalistas do Correio do Povo: Ana Lécia de Oliveira, Brenda Fernández, Luiz Gonzaga Lopes, Márcio Gomes e Mauren Xavier. Os cinco premiados estão sendo anunciados nesta edição do Caderno de Sábado e uma homenagem especial será divulgada somente na noite de sexta, durante o evento.

Os premiados desta sexta edição do Prêmio Jacarandá são Luiz Antonio de Assis Brasil como a Personalidade do Ano; Tailor Diniz, que receberá o prêmio de Livro do Ano com “Novela Interior” (Quintal de Letras); Camila Maccari, escolhida como Autora Revelação do Ano por seu romance de estreia “Dias de se Fazer Silêncio” (Autêntica Contemporânea); a Livraria Paralelo 30 como o Projeto do Ano; e o poeta, professor, ensaísta e ativista Oliveira Silveira (in memoriam) com o prêmio Especial – Vida e Obra.

Em seus pareceres, os jurados do Prêmio Jacarandá destacam os premiados, escolhidos entre dezenas de livros, autores e projetos por suas qualidades intrínsecas literárias, de formação, multiplicação e fomento da causa do livro, leitura e literatura no Rio Grande do Sul e no país. Sobre a escolha de Luiz Antonio de Assis Brasil como Personalidade do Ano, o jurado Márcio Gomes justifica: “Após oito anos de espera, Luiz Antonio Assis Brasil está de volta, e que retorno! Escritor, professor da Faculdade de Letras da PUCRS e ministrante da Oficina de Criação Literária na PUCRS, Assis lançou "Leopold" em 2023. A novela acompanha o pai de Mozart, suas dúvidas, arrependimentos e expectativas em relação àquele que se tornaria um dos maiores compositores de todos os tempos. Desde sua primeira obra, o romance "Um quarto de légua em quadro" de 1976, Assis Brasil já teve livros publicados em diversos países, incluindo Portugal, Espanha, Canadá, EUA e Alemanha. Ele também participou do programa "Distinguished Brazilian Writer in Residence" na Universidade de Berkeley e foi conferencista nas universidades de Tübingen e Leipzig em 2006, na Universidade Sorbonne em Paris em 2007 e 2010, e na Universidade de Toronto em 2010. De 2011 a 2014, foi secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul”.

A respeito do escritor premiado com o Livro do Ano, Tailor Diniz, com “Novela Interior” a jurada Mauren Xavier teceu as seguintes considerações: “O passado pode ser fantasma que nos persegue de diferentes formas. E com o passar dos anos, determinados fatos podem acabar escondidos por cortinas de fumaças. Desvendá-los nem sempre é uma tarefa fácil, prática ou linear. Em “Novela Interior”, lançado pela Quintal das Letras, o autor Tailor Diniz nos conduz com maestria pela vida do seu protagonista, um escritor que decide encerrar a carreira e busca paz em sua cidade natal, no interior gaúcho. Interligando, com grande habilidade, passado e presente, o personagem viaja pelas paisagens interiorana enquanto busca respostas para mistérios do passado.

A contundente e sensível obra “Dias de se Fazer Silêncio”, romance de estreia de Camila Maccari que ganhou uma segunda edição em 2023 pela Autêntica Contemporânea, levou a autora a ser escolhida pelo júri do Jacarandá como a Autora Revelação do Ano. A escolha do livro e de Camila é embasada desta forma pela jurada Ana Lécia de Oliveira: “Temas tão sensíveis quanto cotidianos para todos nós, como a vida, a morte, o amor, as escolhas, os medos, a amizade e a convivência em família, se desenrolam de forma ora sutil, ora direta em “Dias de se Fazer Silêncio”, romance de estreia da jornalista Camila Maccari. Tudo é narrado de um jeito extremamente sensível e cheio de detalhes pelo olhar, inquietante e autêntico, de uma criança. Na história, Maria precisa enfrentar a doença do irmão, um ano mais novo, e um certo distanciamento dos pais, enquanto tenta entender situações novas, lembranças e sentimentos diversos. Com uma narrativa que encanta pela virtuosidade ao encadear as dúvidas e as descobertas da menina, vamos acompanhando acontecimentos por vezes tristes e desconcertantes, mas sem perder de vista a esperança”.

A escolha do Projeto do Ano que normalmente envolve eventos, livrarias, editoras ou projetos recaiu sobre a Livraria Paralelo 30. A jurada Brenda Fernández destaca os motivos que levaram a esta escolha por parte do júri: “Engana-se quem pensa que a Paralelo 30 é apenas um lugar de venda de livros. A proposta da livraria vai além: ser uma grande vitrine para a literatura, artes e escritores - sejam eles estreantes ou não. Um espaço que nasce no virtual, com a venda de acervos pessoais pela internet, passa a ocupar feiras itinerantes de Porto Alegre e desde 2022 tem seu próprio ponto fixo no Bom Fim, bairro de Moacyr Scliar. Tendo à frente os empreendedores, e amigos, Camila Konrath, Nathalia Prado Schelini, Alfredo Job e Vinicius Riskalla, Paralelo 30 se tornou parte da efervescência artística do entorno, um reduto de oficinas, lançamentos literários, saraus e exposições”.

De todos os prêmios, o Especial – Vida e Obra é destinado àqueles entes literários cujo trabalho pela literatura e por comunidades ligadas à literatura e as humanidades seja de grande valia e reconhecido até mesmo fora das fronteiras do Rio Grande do Sul. A escolha foi pelo poeta, professor, ensaísta e militante do Movimento Negro, Oliveira Silveira, falecido em 1º de janeiro de 2009, mas cuja a vida e a obra ainda reverberam na cultura gaúcha e brasileira. Sobre a escolha, o jurado Luiz Gonzaga Lopes destaca: “Se há um poeta gaúcho que merece todos os prêmios e homenagens, aqueles que não o foram entregues em vida, este é Oliveira Silveira, poeta, ensaísta, militante do movimento negro, uma referência cultural e política no país, um dos fundadores do Grupo Palmares e um dos líderes da campanha pelo reconhecimento do Dia da Consciência Negra, o 20 de novembro (data da morte de Zumbi dos Palmares em 1695), como data nacional do movimento. Este poeta gaúcho do distrito de Touro Passo, pertencente a Rosário do Sul, nascido em 16 de agosto de 1941, e falecido em Porto Alegre em 1º de janeiro de 2009, é um dos maiores intelectuais surgidos na segunda metade do século XX no Rio Grande do Sul. Ele estreou na literatura com “Germinou”, em 1962, e lançou 12 livros de poesia. Após a sua morte, foram lançadas algumas coletâneas, uma delas organizada pelo poeta e ensaísta Ronald Augusto em 2012 e reeditada em 2022 pelo Instituto Estadual do Livro, Foi um dos grandes responsáveis pela difusão da tradição da literatura de autoria negra, desde o movimento da Négritude de língua francesa até ensaios sobre os dramas e dilemas da condição negra e textos de autores negros do país”.

O Prêmio Jacarandá tem o patrocínio do Banrisul, Bom Princípio Alimentos, Supergasbrás e CEEE Equatorial.


OS PREMIADOS


Livro do Ano:  “Novela Interior”, de Tailor Diniz (Quintal de Letras) 

Autora Revelação:  Dias se Fazer Silêncio, de Camila Maccari (Autêntica Contemporânea)

Personalidade do Ano: Luiz Antonio de Assis Brasil  

Projeto do Ano: Livraria Paralelo 30 

Especial - Vida e Obra: Oliveira Silveira (in memoriam)

 

OS VENCEDORES AO LONGO DA HISTÓRIA

1º Prêmio Jacarandá – 2018

Banca da área internacional - Banca da Livraria Francesa. 

Banda do setor infantojuvenil - Editora FTD. 

Banca da área geral - Editora Belas Letras. 

Destaque Especial - Nóia Kern - Coordenador da Área de Informações da Feira do Livro. 
 

2º Prêmio Jacarandá - 2019

Categoria Infantil e Infantojuvenil - Editora Cassol.

Categoria Internacional - SBS 

Categoria Geral - Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Destaques especiais - Trensurb e a contadora de estórias Tânia Márcia Tomaszewski. 

 

3º Prêmio Jacarandá – 2020

Livro do Ano - Jeferson Tenório por “O Avesso da Pele”

Autor Revelação - José Falero, de "Os Supridores"

Projeto do Ano - Livraria Bamboletras

Personalidade do Livro - Morgana Marcon, diretora da Biblioteca Pública do Estado

Destaque Especial - Renata Agra Balbueno, benfeitora da Livraria Taverna durante a pandemia. 


4º Prêmio Jacarandá – 2021

Livro do Ano - “As Noivas Fantasmas & Outros Casos”, de Sergio Faraco (L&PM). 

Editora/Projeto do Ano - Editora Sulina. 

Personalidade do Livro - Médico e escritor Gilberto Schwartsmann 

Autora Revelação - Clara Corleone

 

5º Prêmio Jacarandá – 2022

Livro do Ano - “Jamais serei seu filho e você sempre será meu pai”, de Thiago Souza de Souza

Personalidade do Ano - Luís Augusto Fischer, de “A Ideologia Modernista”

Autora Revelação - Vanessa Passos, com o romance “A Filha Primitiva”

Livraria/Editora do Ano: Livraria e Editora Taverna

Homenagem Especial - Vida e Obra: Luiz Osvaldo Leite, que completou 90 anos em 15/11/22.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895