Ampla programação cultural marca sábado da Feira do Livro de Porto Alegre

Ampla programação cultural marca sábado da Feira do Livro de Porto Alegre

Sessões de autógrafos também chamaram atenção de quem passava pela Praça

Correio do Povo

Tabajara Ruas fez mais uma sessão de autógrafos na Praça da Alfândega

publicidade

A forte chuva que caiu em Porto Alegre neste sábado (11) não afastou a população da Feira do Livro. O movimento entre os corredores foi intenso e o público esteve presente nas programações – tanto infantil e juvenil quanto na geral. 

O auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, foi palco de encontros para todos os gostos. O escritor e advogado Pedro Pacífico, o @book.ster, abriu a tarde da programação geral com o bate-papo sobre “como os livros podem nos ensinar sobre o mundo, as pessoas que estão à nossa volta e sobre nós mesmos?”, com a mediação da escritora Paula Taitelbaum. 

Na sequência, com a plateia lotada, o escritor, jornalista, compositor, roteirista e produtor musical Nelson Motta participou de uma conversa descontraída com o escritor da biografia de Lupicínio Rodrigues, Arthur de Faria. O produtor afirmou que se considera “uma pessoa de sorte, mas que ainda não descobriu por qual razão” e contou histórias do mundo da música com ícones brasileiros que conviveu, como Elis Regina, Tim Maia, Tom Jobim, João Gilberto e Rita Lee. “Eu nasci com o espírito Facebook, nasci para curtir e compartilhar. A sorte eu soube aproveitar bem. Isso é um talento que eu tenho, de não desperdiçar a sorte”, reforçou.  

Indagado por Arthur, Nelson compartilhou duas das suas tantas vivências com artistas. A primeira, de quando colocou Elis Regina e Tom Jobim para gravarem um álbum juntos. “Saiu faísca. Debocharam, brigaram, mas se deram bem”. A segunda história, também com Elis, mas dessa vez com Tim Maia. “Não foi um dueto, foi um duelo: os dois cantavam muito. Elis deu uma super oportunidade ao Tim Maria, gravaram juntos e foi sucesso”. 

Após o bate-papo, ambos participaram de sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos Gerdau. Arthur, com a obra Lupicínio uma biografia musical (Arquipélago Editorial, 2023) e Motta, com Noites Tropicais (editora HarperCollins, 2023).

O auditório ainda recebeu uma imortal da Academia Brasileira de Letras: a jornalista Ana Maria Machado. A autora de dez romances, 12 livros de ensaios e mais de cem obras na área infanto juvenil participou de um bate-papo com o escritor, professor, colecionador de arte e médico oncologista Gilberto Schwartsmann e Paula Taitelbaum. Traduzida em  21 idiomas, Ana Maria Machado tem entre seus inúmeros prêmios o Machado de Assis  2001 da ABL – mais importante prêmio nacional para conjunto da obra –, três Jabutis e os internacionais Hans Christian Andersen, Príncipe Claus e Casa de Las Américas.

O patrono desta 69ª edição da Feira do Livro, Tabajara Ruas, fez uma mais sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos Gerdau ao final da tarde deste sábado.

Alguns destaques para o domingo:

14h, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul:  A escrita de si a partir dos diários de Carolina Maria de Jesus, com Dalva Maria Soares.

15h, no auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz: Todo dia um texto diferente: escrita criativa na crônica de jornal,  com Juliana Bublitz e Fabrício Carpinejar.

17h, no auditório do Memorial do RS: Vitrine de Lançamentos - O Morcego e a luz: 80 anos de Batman no cinema, com Ticiano Osório e Carlos Redel.

18h, no Espaço Petrobrás Carlos Urbim: Sarau das Gurias - A voz da paz, com Cláudia Tajes, Jane Tutikian, Chris Dias, Luciana Éboli, Pâmela Amaro, Dionara e mediação de Marcia Ivana de Lima e Silva com participação das Batucas. 

*A cobertura do Correio do Povo na Feira do Livro de Porto Alegre 2023 é um oferecimento de Banrisul

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895