Atividades para as crianças leitoras na Feira do Livro neste domingo

Atividades para as crianças leitoras na Feira do Livro neste domingo

A 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre que começou nesta sexta-feira, na Praça da Alfândega, tem
atrações programadas para todos os públicos, mas com destaque na agenda ao público infantil e juvenil

Carolina Santos*

Neste domingo, as atrações são variadas, mas o destaque fica para a programação direcionada aos pequenos. Para o público infantil, são três atividades lúdicas e uma mostra.

publicidade

A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, um dos eventos mais tradicionais e simbólicos da capital gaúcha, teve início nesta sexta, dia 28, e já está a todo vapor. Neste domingo, dia 30, as atrações são variadas, mas o destaque fica para a programação direcionada aos pequenos. Para o público infantil são três atividades lúdicas e uma mostra. A partir das 9h, os pequenos podem conferir, acompanhados dos pais, a mostra de fotos de Araquém Alcântara para o livro “Ende/Você – Uma história sobre a gente”, de Marcelo Carneiro da Cunha, que ocorre no Espaço Jovem Petrobras. 

No Circo do Mafagafos (Praça da Alfândega em frente ao Memorial do RS) ocorre a “Contação de Histórias” com a Trupe Fantabulástica, em diversos horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h. Esta apresentação não acontece somente neste domingo, são várias datas ao longo de toda programação. 

Há, também, o espetáculo infantil “História do Vovô Cascudo”, às 14h, no Teatro Carlos Urbim (Rua Cassiano Nascimento, entre o Farol Santander e o Memorial do RS). O personagem central é o Vovô Cascudo, uma homenagem a Luís da Câmara Cascudo, o mais importante pesquisador do folclore brasileiro. As histórias e os causos que o Vovô conta para seus netos são extraídos da obra do autor. 

Entre as atividades para os pequenos está “O Museu Desmiolado”, às 16h30min, também no Teatro Carlos Urbim. A Trupe Onde a Palavra se Diverte apresenta este musical infantil que é um desdobramento da premiada obra literária homônima, do poeta e compositor Alexandre Brito. O espetáculo aborda a temática dos museus de maneira surpreendente e divertida, em que canções, poemas e palhaçaria criam um universo imaginativo cheio de histórias curiosas e extraordinárias. Para mais informações, acesse o site feiradolivro-poa.com.br.

Para ouvir e refletir na Feira

A Feira traz atividades para ouvir e refletir, em parceria com o Espaço Força e Luz (Andradas, 1223). O autor do Livro “Amar, desamar e amar de novo / Amar-se (uma viagem em busca de si mesmo”, Marcos Lacerda, faz palestra no Auditório Barbosa Lessa, às 15h. A atividade “Meu Corpo Negro”, do Coletivo de Escritores Negros/POA, ocorre às 16h30min, na Sala O Retrato. Eles falam sobre a revista "Um Corpo Negro", uma explanação em prosa, poesia e relatos dos associados do Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre/RS, manifestando seus falares, dialéticas e vivências. 

Às 17h30min, no Auditório Barbosa Lessa, ocorre a palestra “A escrita como veículo de transformação social”, com Cida Bento, doutora em psicologia, eleita pela revista britânica “The Economist” uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade. Ela é a autora de “O Pacto da Branquitude” (Cia das Letras). Outra convidada da palestra é Adriana Santos, coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Capital. A mediação será de Bruna Fernandes Marcondes, advogada em direitos sociais. 

Além de todas essas atividades, o Espaço Força e Luz promove a atividade "Domingos de Erico: Encontros com o Escritor", às 14h30min, no estande do centro cultural na Praça da Alfândega. Esta é uma performance com um ator caracterizado de Érico Veríssimo que irá receber o público e fazer citações da obra do autor e ocorre todos os domingos. 

* Supervisão Luiz G. Lopes

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895