Contos sobre os povos originários na Feira do Livro

Contos sobre os povos originários na Feira do Livro

Obra ‘Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América’ será lançada nesta quinta-feira, dia 10, à tarde

Correio do Povo

A elaboração do livro ‘Abya Yala’ exigiu estudo e pesquisa sobre os povos indígenas, sua cultura, forma e lugares onde viviam e como estão hoje

publicidade

Nesta quinta-feira, dia 9, das 16h às 17h30min, tem lançamento da obra “Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América” (Editora do Pampa). O livro reúne contos escritos por alunas e alunos da Oficina de Criação Literária oferecida pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do RS (APCEF/RS), com a orientação do escritor Alcy Cheuiche.

O evento, que integra a programação da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, acontece no auditório da Associação Gaúcha dos Economiários Aposentados (Andradas, 943, 11º andar). Logo após, às 18h, haverá sessão coletiva de autógrafos, na Praça de Autógrafos Coletivos da Feira. Na ocasião, além de Alcy, estará presente Daniel Miranda (editor do livro), o presidente da APCEF, Marcos Todt, o diretor de Cultura da APCEF, Caio Botti, e autores e autoras. 

Estão confirmadas as presenças de convidados, alguns deles indígenas, que colaboraram na pesquisa. A construção do livro envolveu 13 participantes da oficina que se encontraram semanalmente online, durante 12 meses. A elaboração exigiu estudo e pesquisa sobre os povos indígenas, sua cultura, forma e lugares onde viviam e como estão hoje, depois de um genocídio de setenta milhões de pessoas desde a chegada dos europeus. O termo “Abya Yala” vem sendo usado como contraponto à palavra “América”, para fortalecer a descolonização do pensamento e de construir um sentimento de unidade e pertencimento entre povos originários do continente. Alcy Cheuiche destaca que os contos do livro foram escritos com sensibilidade e conhecimento de causa, "nunca com ódio e ressentimento", ressaltando os valores culturais herdados dos povos originários.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895