Desafio Literário IEL anuncia vencedores na Feira

Desafio Literário IEL anuncia vencedores na Feira

Cerimônia de entrega de premiação foi realizada nesta sexta no Auditório Barbosa Lessa

Correio do Povo

Todos os integrantes do Desafio Literário IEL no palco do Auditório Barbosa Lessa

publicidade

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 4, no Auditório Barbosa Lessa no Espaço Força e Luz  (Rua dos Andradas, 1223 Centro Histórico - Porto Alegre), a cerimônia de entrega do Prêmio Desafio Literário 2022, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), com apoios da Câmara Rio-Grandense do Livro; da Associação Lígia Averbuck; da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL); da Editora Belas Letras e da Brascril.

Participaram do Desafio Literário 21 pessoas, sendo que 13 foram classificadas como finalistas.  Os três primeiros colocados foram respectivamente, Geni Vieira de Oliveira, Felipe Carvalho, e Camila dos Santos Padilha. Eles receberam certificados emitidos pelo IEL e troféus confeccionados pela empresa Brascril.

Com o objetivo de estimular e valorizar a produção literária no Rio Grande do Sul, os inscritos no Desafio deveriam produzir textos literários em cinco gêneros diferentes - miniconto, poetrix, poema livre, crônica e conto – nos quais tinham que ser abordados temas sorteados momentos antes do início das atividades. Os textos foram avaliados pela Comissão Julgadora, composta por três membros representantes da Academia Rio-Grandense de Letras, da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e da Associação Lígia Averbuck. A cada avaliação foram classificados os candidatos aptos a seguirem no Desafio. A atividade foi realizada de 30 de outubro a 3 de novembro, das 10h às 12h, no Pavilhão de Autógrafos da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. 

De acordo com a diretora do IEL, Patrícia Langlois, "o Desafio Literário é inspirado em um programa de culinária. No caso do Desafio, as palavras são como os ingredientes, os gêneros literários os pratos e, o tema sorteado, a inspiração. O sabor é degustado durante a leitura para alimentar a alma e o espírito; para levar o leitor a outras possibilidades que a palavra escrita se propõe e, assim, estimular a escrita de novos autores, revelando talentos”.

Fizeram parte da Comissão Julgadora Airton Ortiz; Anna Mello; Helena Terra; Jacira Fagundes; Jairo Luiz de Souza; Joselma Noal; Leonardo Cruz; Luiz Coronel; Rafael Bán Jacobsen; Rossyr Berny; Saíle Bárbara Barreto e Waldomiro Manfroi. Durante a cerimônia foi homenageado o primeiro diretor do IEL, Manoel Sarmento Barata, que esteve na direção do Instituto, no período de 1955 a 1960.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895