Espaço na Feira do Livro promove tecnologia de forma sustentável
capa

Espaço na Feira do Livro promove tecnologia de forma sustentável

Estande no evento propõe uma visita ao projeto Imprimindo o Futuro

Por
Correio do Povo

Espaço na 65ª Feira do Livro fomenta sustentabilidade na tecnologia

publicidade

Uma viagem pelo avanço tecnológico que privilegia o futuro com recursos sustentáveis é a proposta do espaço montado pela Braskem nas proximidades da Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. O estande da empresa, tradicional no ramo do plástico e de elementos químicos, propõe uma visita ao projeto Imprimindo o Futuro.

O projeto levou, em 2016 - em parceria com a Made In Space, empresa de fabricação espacial fundada na Flórida, em 2010 − uma impressora 3D que utiliza o plástico de fonte renovável I’m greenTM PE da Braskem à Estação Espacial Internacional. Este tipo de plástico, feito à base da cana-de-açúcar é utilizado para a manufatura de peças no espaço.

Em nova parceria, as duas empresas levam, em breve, à Estação Espacial Internacional, uma recicladora que irá transformar resíduos plásticos em novas matérias-primas para a impressora 3D. A recicladora de plástico desenvolvida pela Made In Space em parceria com a Braskem foi lançada ao espaço durante a 12ª missão comercial de reabastecimento da empresa Northrop Grumman (NG12). Será a primeira operação comercial de reciclagem de plástico na história das missões espaciais. O objetivo é ampliar a autonomia e a sustentabilidade das missões facilitando o cotidiano dos astronauta.

Tecnologia e tradição

Durante a Feira do Livro, os visitantes terão informações sobre o uso do Plástico Verde, criado no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Canetas 3D estão disponíveis no estande, possibilitando aos interessados a criação de seus próprios desenhos. Além disso, será possível experimentar um óculos de realidade virtual, o qual proporciona uma visita guiada ao Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem em Triunfo, um dos principais da empresa, onde são desenvolvidas tecnologias para o melhor aproveitamento dos recursos renováveis e resinas recicladas. Para não fugir do espírito do evento na Praça da Alfândega, também estão sendo oferecidos momentos de contação de histórias para as crianças.

A Braskem tem 41 unidades industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. A empresa, com mais de 8 mil funcionários, opera com receita líquida de R$ 58 bilhões (15,8 bilhões de dólares). Anualmente, a empresa produz 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos, exportando para clientes de mais de 100 nações no mundo.