Ieda de Oliveira fala sobre o "autismo na ficção"

Ieda de Oliveira fala sobre o "autismo na ficção"

Escritora estará na Estação da Acessibilidade hoje

Correio do Povo

Ieda de Oliveira é escritora, pesquisadora e compositora com mais de 30 anos de trajetória literária

publicidade

Depois de um bate-papo com as crianças sobre "O autoconhecimento no combate à violência" e de apresentar a coleção infantil 'Danças do Brasil' e o livro 'Entre Medos e Segredos', para o público jovem, Ieda de Oliveira hoje leva o autismo para a Feira do Livro de Porto Alegre. 

A escritora, pesquisadora e compositora de mais de 30 anos de trajetória literária, às 16h30min, estará na Estação da Acessibilidade para uma palestra sobre "O autismo na ficção", tema inspirado em sua nova obra, 'O Azul de Gabriel', mais um fruto de sua parceria com a jovem Editora Cuore, cujo lançamento se dará, em seguida, na Praça de Autógrafos. 

De acordo com Ieda de Oliveira, parte da pesquisa para esse novo trabalho começou justamente na Feira do Livro de Porto Alegre, há cerca de 8 anos.

- Na ocasião, lembro muito bem, tive encontros com profissionais especializados em autismo, além de professores e psicólogos, e palestrei sobre o andamento de minha pesquisa. Eu ainda não tinha sequer criado o personagem... Agora, felizmente, tenho a oportunidade de voltar com o resultado. Não foi fácil, mas valeu a pena. O tema foi explorado com muita responsabilidade e, assim, o livro ficou muito bonito. 

Não por acaso, Ieda foi uma vez chamada de "a escritora dos assuntos profundos" por Ziraldo. Em suas mais de 30 obras, muitas delas premiadas, adotadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a especialista em Literatura Infantil e Juvenil abordou temas sensíveis como a morte e o trabalho escravo infantil. 


*A cobertura do Correio do Povo na Feira do Livro de Porto Alegre 2023 é um oferecimento de Banrisul


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895