Livros em festa na noite desta quarta-feira em Porto Alegre

Livros em festa na noite desta quarta-feira em Porto Alegre

Prêmio Jacarandá será entregue pelo Correio do Povo às 19h30min deste dia 16 de novembro a cinco destaques da área no Espaço Força e Luz

Luiz Gonzaga Lopes

O cobiçado troféu do Prêmio Jacarandá será entregue a cinco destaques da área do livro e literatura nesta quarta-feira à noite

publicidade

O jacarandá é uma árvore frondosa cuja floração lilás enche Porto Alegre de poesia, principalmente a Praça da Alfândega, no Centro Histórico. Em novembro, vira símbolo da Feira do Livro e de uma das premiações mais queridas do mundo do livro. O Prêmio Jacarandá promovido pelo Correio do Povo será entregue em cerimônia nesta quarta-feira, às 19h30min, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz (Andradas, 1223). Em 2022, a comissão de jurados formada por jornalistas do CP, Luiz Gonzaga Lopes, Paulo Mendes, Mauren Xavier, Brenda Fernández e Henrique Massaro escolheu cinco premiados: Livro do Ano: “Jamais serei seu filho e você sempre será meu pai”, de Thiago Souza de Souza; Personalidade do Ano: Luís Augusto Fischer, de “A Ideologia Modernista”; Autora Revelação: Vanessa Passos, “A Filha Primitiva”; Livraria/Editora do Ano: Livraria e Editora Taverna; e Homenagem - Vida e Obra: Luiz Osvaldo Leite, que completou 90 anos nesta terça-feira, dia 15.  

Sobre importância da premiação, os agraciados disseram. “Para um autor estreante como eu, que publica por editora independente, vencer o Prêmio Jacarandá é abrir caminho num mercado ainda pouco diverso e que muitas vezes não dá uma atenção mais justa e plural para ótimos trabalhos que não param de surgir e que têm construído esse grande momento da literatura brasileira contemporânea”, afirma Thiago Souza de Souza. “O prêmio dá visibilidade para os livros, o que sempre é um alento, ainda mais em tempos turbulentos. Ele ajuda a compor a opinião pública no campo da inteligência, das letras, do humanismo”, declara Luís Augusto Fischer.

“O Prêmio Jacarandá é um troféu cobiçado. Poder ser escolhida como autora revelação de forma unânime pelo júri com meu romance 'A filha primitiva' é uma honra. Este reconhecimento a uma autora nordestina, periférica e negra é significativo e representativo. Fico feliz de saber que a premiação vai contribuir para que o livro alcance mais leitores", observa Vanessa Passos. 
“As livrarias enfrentarem um cenário bastante desafiador. Mas a maré está virando: temos esperança. Essa esperança ganhou contornos mais concretos, e festivos, quando soubemos que a Taverna venceu o Prêmio Jacarandá, do Correio do Povo, como Livraria e Editora do ano”, postou a Taverna em seu Instagram. “O Correio do Povo é inseparável em toda a minha trajetória como leitor. Agradeço pelo prêmio, pois muito do meu amor pela música erudita, ópera, teatro, artes visuais e cinema veio da leitura do jornal, de artigos de P.F. Gastal, Aldo Obino, Paulo Antonio Moritz e Herbert Caro, entre outros. O Correio do Povo é da maior importância na formação da minha vida cultural e como leitor”, afirma o professor Luiz Osvaldo Leite.

O Prêmio Jacarandá tem apoio de Banrisul, Unimed Porto Alegre, CAU/RS - Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do RS, Bom Princípio Alimentos, Óticas Foernges e Espaço Força e Luz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895