Palestra aborda perícia criminal na Feira do Livro de Porto Alegre

Palestra aborda perícia criminal na Feira do Livro de Porto Alegre

O professor e perito Anderson Morales participa do evento nesta quarta-feira

Correio do Povo

Anderson Morales autografa os livros da série 'Vestígios' 1 e 2

publicidade

O professor Anderson Morales, perito criminal, lança a série "Vestígios - Histórias de vida e de morte", onde narra suas experiências profissionais. Ele integra a programação oficial da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre nesta quarta-feira, com a palestra “Cena de crime na literatura: A realidade e a ficção da perícia criminal na literatura policial”, às 16h30min, no 4º andar do Espaço Força e Luz (antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo), na Sala O Retrato, na Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico, ao lado da Praça da Alfândega.

A sessão de autógrafos acontece às 18h, na Praça de Autógrafos Gerdau. Os livros da série Vestígios 1 e 2 estão à venda no site da editora BesouroBox e na Banca 3 da Feira do Livro, com desconto.

PERÍCIA

Depois de criar um perfil de perícia criminal nas redes sociais, Morales percebeu que existem muitas ideias equivocadas sobre a atividade pericial no Brasil, assim como muitos mitos a serem desfeitos. Nos dois livros, lançados pela Edições BesouroBox, aborda sem filtro a realidade da perícia criminal, mostrando como as características primárias da vida – tragédia, comédia, paixão – se apresentam misturadas. A análise dos vestígios nas cenas de crime confirma ou descarta hipóteses e são fundamentais para a investigação. A história contada pelo perito, baseada nos vestígios encontrados no local, será importante para confrontar com o depoimento de testemunhas e suspeitos.

“O trabalho do perito criminal é permeado de consequências e dificuldades que não são mostradas nas séries e filmes policiais, nem nos perfis das redes sociais. É preciso lidar com tragédias, perdas de vidas, violência, sangue e outras matérias orgânicas - tudo isso às custas da sanidade mental de quem lida com uma cena de crime: nunca sabemos o que nos aguarda. A velha máxima é verdadeira: não é para qualquer um. Eu não amo cadáveres ou a morte, gosto muito da parte técnica, da possibilidade de utilizar habilidades dedutivas e indutivas e de saber que estou contribuindo para que se faça justiça e se descubra a verdade.”

Nos dois livros da série Vestígios, além de sua trajetória desde a escolha pelo curso de Direito, a inclinação por medicina legal e perícia criminal, até a prática, de técnico a perito concursado, professor Morales aborda sua experiência com feminicídios e suicídios, principais causas e estatísticas. Os dois livros são permeados por ensinamentos relacionados à medicina legal e criminalística.

AUTOR

Anderson Morales é bacharel em Direito, especialista em Ciência Policial e Segurança Pública e perito criminal oficial do estado do Rio Grande do Sul desde 2009. Iniciou sua carreira como técnico em perícias, atuando no auxílio de realização de exames necroscópicos entre 2005 e 2007. Como perito criminal, possui larga experiência em exame de local de crime e análise pericial de suicídios. Foi chefe da seção de exame de local de crime entre 2011 e 2013 e precursor da inteligência de segurança pública aplicada à perícia criminal, sendo responsável pela chefia da Assessoria Técnica de Inteligência do Instituto Geral de Perícias entre 2015 e 2019. É professor da Acadepol desde 2012 e da Academia da Brigada Militar desde 2015. Foi professor do curso de formação de peritos criminais do IGP/RS nos anos de 2012, 2018 e 2020. É palestrante e administrador do perfil @peritomorales do Instagram, que conta com mais de 76 mil seguidores e é uma referência nacional nas redes sociais. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895