Premiação de concurso literário e debate com Leonor de Récondo marcam a quinta-feira na "Feira"

Premiação de concurso literário e debate com Leonor de Récondo marcam a quinta-feira na "Feira"

Internos da Fase foram premiados por suas produções literárias e autora francesa falou sobre a exploração do amor em todas as suas formas

Correio do Povo

Um dos destaques da feira foi a presença da escritora francesa Leonor de Récondo no bate-papo "Todos os amores", com a psicoterapeuta Betina Kruter e mediação de Nicolle Ortiz

publicidade

A premiação de produções literárias feitas por jovens da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do RS (Fase) foi um dos destaques da programação desta quinta-feira, dia 10, da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em sua quinta edição, 13 jovens foram reconhecidos nas categorias de séries iniciais, ensinos Fundamental e Médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o chefe do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) da fundação, Pedro Falkenbach Júnior, através da leitura os jovens são incentivados a trabalhar o processo de escrita e também a produção gráfica. 

“A literatura abre uma janela e enriquece a experiência desses jovens. São muitas as perspectivas que o universo literário traz”, relata Falkenbach. Ele conta que a Fase incentiva a leitura através de espaços localizados nas unidades com a presença de pedagogos, promovendo a reflexão e sendo fundamental para o processo de ressocialização. O projeto teve início em 2017 e, de dois em dois anos, são lançadas coletâneas com os trabalhos dos socioeducandos. A próxima coletânea sairá em dezembro. 

Outro destaque da feira foi a presença da escritora francesa Leonor de Récondo no bate-papo Todos os amores, com a  psicoterapeuta Betina Kruter e mediação de Nicolle Ortiz. A partir dos romances Amores e Ponto Cardeal, a escritora e violonista debateu a exploração do amor em todas as suas formas, em evento no auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz. “Nós ouvimos que muitas coisas escapam das palavras e o que vemos escapa das palavras também. A poesia é a quintessência da literatura porque é uma escapadela. No trabalho do romancista, há também a construção de uma narrativa, que é uma escapadela”, falou Leonor sobre seu processo de escrita.

Entre as sessões de autógrafos, destaque para a obra Marketing Político no Brasil, com ensaios assinados pelos gaúchos Cassiano Sampaio, Cleber Benvegnú, Fábio Bernardi, Gabriel Corrêa, José Fuscaldo e Tania Moreira. “É muito importante que a Feira do Livro de Porto Alegre também tenha espaço para a literatura política, para a literatura da democracia, da liberdade. Por isso esse conjunto de autores está aqui na feira autografando uma das obras que eu considero das mais importantes lançadas no país sobre comunicação política”, destacou Benvegnú, sócio-fundador da Critério.

Oficina de escrita e bate-papo sobre literatura alemã e brasileira na agenda desta sexta

O ambiguo e o estranho na literatura de mulheres será a oficina escrita ministrada por Priscila Ferraz Pasko, às 15h, na Sala O Retrato do Espaço Força e Luz. Às 16h, no auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz, um dos maiores expoentes da literatura alemã contemporânea, Leif Randt, é o destaque da atividade Próximo de nosso tempo: a nova literatura alemã. E às 17h30min, também no Barbosa Lessa, acontece o bate-papo "Geração 80/90: Quem está fazendo a novíssima literatura brasileira", com Marcela Dantés, Mariana Salomão Carrara, Tônio Caetano e Vanessa Passos, além da mediação de Paulo Roberto Farias. Já às 18h, no Teatro Carlos Urbim, Cultura que nos transforma: a produção literária de pessoas trans, com Amara Moira, Atena Beauvoir e Valéria Barcellos. 

A feira segue até 15 de novembro com as suas tradicionais bancas de livros e com uma programação com mais de mil atividades. A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o Patrocínio Master de Gerdau, Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Sulgás, Vero, a maquininha que resolve de verdade, Petrobras — patrocinadora do Espaço Jovem Petrobras, Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, Sebrae e SZ Working. Apoio Cultural da Kodex, Voco, Tramontina, Assembléia Legislativa do RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Aços Favorit e Senado Federal. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios e Memorial do RS e tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) - Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Pró-cultura RS.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895