Programação deste sábado da Feira do Livro traz grandes nomes da literatura

Programação deste sábado da Feira do Livro traz grandes nomes da literatura

Agenda desta tarde começa às 15h, com a escritora Rosa Montero, seguida de Conceição Evaristo, às 18h

Correio do Povo

Conceição Evaristo participa, às 15h, do painel "A força da literatura e do real", na 66ª Feira do Livro de Porto Alegre

publicidade

Todos os dias, a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, traz uma programação recheada de grandes nomes da literatura, com agenda para todos os públicos. Neste sábado, desde às 10h, está acontecendo o evento "Traçando Histórias – Conversas sobre ilustração de Literatura Infantil e Juvenil", trazendo a palestra de Sílvia do Canto na abertura. O evento infanto-juvenil terá um total de três palestras, e ocorre até às 19h, contando com a palestra da escritora e ilustradora Mariângela Haddad, das 14h30 às 16h30, e do autor de livros infantis Peter O Sagae, das 17h às 19h.

Às 15h, ocorre o encontro "As sintonias da vida e da morte", com a participação da escritora espanhola Rosa Montero, junto com os autores Emir Rossoni e Renata Wolff. Quando Rosa Montero leu o diário da cientista Marie Curie, escrito após a morte do marido, ela viu sintonias com a sua própria vida. Este foi o ponto de partida de “A Ridícula Ideia de Nunca Mais te Ver” (Todavia, 2019). Nesta conversa, a autorea de “A Louca da Casa”, fala sobre sua obra, a questão do luto, as reflexões sobre a pandemia e a importância da ciência e das vivências. Às 19h30min, a escritora portuguesa Inês Pedrosa e a ex-patrona Jane Tutikian falam sobre o desbravar a alma das mulheres para encontrar força, independência e resiliência. As cobranças do espelho, os estigmas da sociedade e os impactos da solidão são tratados pela autora de “Fazes-me Falta”, “Desamparo” (Leya, 2016) e “Dentro de ti ver o mar” (Alfaguara, 2013).

A ativista e escritora mineira, Conceição Evaristo participa, às 15h do evento "A força da literatura e do real", acompanhada da escritora Natalia Borges Polesso (na mediação) e do professor e escritor Jeferson Tenório - patrono da 66ª Feira do Livro. Conceição Evaristo apresenta em seus livros, como “Insubmissas lágrimas de mulheres” (Malê, 2017), “Becos da memória” (Pallas, 2017) e “Olhos D'Água” (Palla, 2014), retratos das mulheres reais, solidárias e corajosas do mundo atual.

Para encerrar a programação, às 19h30, começa o evento "Uma jornada singular", com as escritoras Inês Pedrosa e Jane Tutikian. Os livros da escritora portuguesa Inês Pedrosa, como “Desamparo” (Leya, 2016) e “Dentro de ti ver o mar” (Alfaguara, 2013), celebram, descrevem e apoiam esta jornada e universo singulares, poéticos e pungentes.

Amanhã, às 18h, as escritoras Amara Moira, Eliana Alves Cruz participam do evento "Sob os olhares do mundo", com mediação do jornalista Vitor Necchi, falando sobre literatura, transexualidade e sexualidade, processos criativos, sociedade e convívio. Já às 19h30, a missionária da tradição zen-budista Monja Coen conversa com o médium-sacerdote de umbanda Norberto Peixoto no painel "Um universo de semelhanças, diferenças e tolerância", sobre a importância do diálogo e da empatia.

Todos os eventos são gratuitos e poderão ser acessados através do site oficial da Feira do Livro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895