Uma distinção do Correio do Povo aos melhores do livro

Uma distinção do Correio do Povo aos melhores do livro

Os cinco vencedores do Prêmio Jacarandá foram anunciados neste sábado: Thiago Souza de Souza, Luís Augusto Fischer, Vanessa Passos, Livraria e Editora Taverna e Luiz Osvaldo Leite

Correio do Povo

O cobiçado troféu do Prêmio Jacarandá será entregue em cerimônia no dia 16, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz

publicidade

Todos os anos a expectativa pelo início da Feira do Livro só não é maior do que pelo anúncio dos vencedores do Prêmio Jacarandá, a distinção concedida pelo Correio do Povo aos melhores do ano na área do livro e literatura. Em 2022, a comissão de jurados do Jacarandá, formada por Luiz Gonzaga Lopes, Paulo Mendes, Mauren Xavier, Brenda Fernández e Henrique Massaro escolheu cinco premiados: Livro do Ano: “Jamais serei seu filho e você sempre será meu pai”, de Thiago Souza de Souza; Personalidade do Ano: Luís Augusto Fischer, autor de “A Ideologia Modernista”; Autora Revelação: Vanessa Passos, por “A Filha Primitiva”; Livraria/Editora do Ano: Livraria e Editora Taverna; e Homenagem - Vida e Obra: Professor Luiz Osvaldo Leite, que completa 90 anos no dia 15. A premiação será em cerimônia na quarta, 16, 19h30min, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força (Andradas, 1223). 

Sobre a escolha do Livro do Ano, os jurados fundamentaram assim: “É com a tentativa de dar nome, tornar conhecido e presente a figura paterna que Thiago Souza de Souza nos conduz pelas linhas de seu livro de lançamento, "Jamais serei seu filho e você sempre será meu pai". É um livro que na prática retrata a vida como ela é. Um eterno processo de descobrimento”. Sobre a Autora Revelação, o júri deliberou que “Com ‘A Filha Primitiva’, Vanessa Passos estreia no romance com maestria. Uma narrativa inquietante para falar das dores sociais: a rejeição da maternidade, a violência, o machismo, o racismo estrutural”. A respeito da Personalidade do Ano, a escolha se deveu por “Neste ano, Fischer lançou o livro "A Ideologia Modernista", ensaio polêmico e provocativo onde desmonta mitos tradicionais da Semana da Arte Moderna, de 1922. Pela carreira profícua, tanto acadêmica quanto literária, o professor Fischer receberá o Jacarandá 2022 de Personalidade do Ano”.

“Batalhando na cena literária ao longo dos anos, a Taverna conquistou, como livraria, seu espaço físico no coração cultural do Centro Histórico. Localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, o ponto se tornou parada obrigatória no circuito cultural da Capital, não só pelos livros à venda, mas pelas atividades ali realizadas. Como editora, ganha a cada dia o público, que conhece novos autores, e também a crítica”, diz a justificativa para o prêmio Livraria e Editora do Ano. Sobre a Homenagem - Vida e Obra, o júri afirma: “O professor Luiz Osvaldo Leite completa 90 anos em 15 de novembro de 2022. Este fato por si só não seria digno de premiação, não fosse ele mestre e interlocutor de boa parte dos intelectuais gaúchos de sua geração e gerações posteriores. O professor Leite é um farol das ideias humanistas do Estado”. 

O Prêmio Jacarandá tem apoio de Banrisul, Unimed Porto Alegre, CAU/RS - Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do RS, Bom Princípio Alimentos, Óticas Foernges e Espaço Força e Luz. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895