Uruguai se faz presente na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre pelo Editorial Morisqueta

Uruguai se faz presente na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre pelo Editorial Morisqueta

Eventos relacionados ao lançamento do catálogo infantil "El rojo orgulloso" acontecem neste domingo (6); Atente aos locais e horários

Correio do Povo

A publicação em língua espanhola tem textos da escritora uruguaia Alejandra González e apresenta ilustrações do artista brasileiro Daniel Kondo

publicidade

O Editorial Morisqueta lança seu catálogo infantil na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre com "El rojo orgulloso". Para o diretor editorial Leonardo Noguez, o livro “é uma celebração da cultura brasileira e Uruguaia, homenageando dois dos maiores ícones das artes plásticas: Tarsila do Amaral e Joaquin Torres Garcia, por meio de uma fábula que trata do tema da tolerância e da amizade entre as cores, nos ensinando que podemos conviver harmoniosamente entre todos nós, com nossas particularidades e talentos”.

A publicação em língua espanhola tem textos da escritora uruguaia Alejandra González e apresenta ilustrações do artista brasileiro Daniel Kondo. O evento, com apoio do Instituto Cervantes, acontece neste domingo, dia 6, e é preciso estar atento aos horários e locais: 

Das 10h às 20h - Exposição do livro na Sala Moacyr Scliar no Espaço Cultural dos Correios (térreo do Memorial do RS, com entrada pela Travessa Sepúlveda);
14h - Circo dos Mafagafos (Praça da Alfândega em frente ao Memorial do RS): será realizado um bate-papo com a autora e o ilustrador;
14h30min - Oficina de pintura e construção do Disco de Newton;
16h -  Sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos.

No lançamento, a autora fará uma atividade com as crianças utilizando o disco de Newton (um disco colorido com as cores primárias do espectro visível - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Ao girar em grande velocidade, o disco mostra a composição da luz branca.

O crítico de arte Miguel Ángel Battegazzore observa que “o que pauta o desafio do que significa escrever, assim como ilustrar para crianças sobre o tema da cor, como no caso do presente livro de Alejandra e Daniel, pode-se verificar para espanto dos adultos quando lhes é explicado que os objetos não têm cor em si, mas esta cor é apenas ocorre no cérebro de quem o percebe. Recorrer a uma projeção de sentimentos é uma etapa inicial acessar em sua maturidade a realidade científica da cor.”

A autora, Alejandra González, é formada em Comunicação Social, realizou diversos cursos e oficinas de redação, com foco em textos para crianças. El Rojo Orgulloso é sua primeira história publicada.

O ilustrador, Daniel Kondo, é um renomado ilustrador brasileiro, que viveu com sua família há oito anos em Punta del Este. Tem mais de cinquenta livros publicados, muitos para crianças e outros para adultos. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Novos Horizontes concedido pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, e no Brasil foi várias vezes finalista do prêmio Jabuti, principal reconhecimento da ilustração naquele país. Seus livros foram traduzidos para o espanhol, inglês e coreano.

Editorial Morisqueta (@editorialmorisqueta) é uma iniciativa editorial independente, sediada em Punta del Este, que começou com a publicação de seu primeiro conto infantil El Rojo Orgulloso. “Na Morisqueta pretendemos gerar obras literárias infantis de qualidade, que promovam o desenvolvimento intelectual e criativo das crianças através do entretenimento”, finaliza Noguez.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895