Festival Adentro leva audiovisual para Interior do RS

Festival Adentro leva audiovisual para Interior do RS

Exibição gratuita de curtas e longas gaúchos acontece em sete cidades de setembro a novembro

Correio do Povo

Cena do filme Rifle (2016) a ser exibido durante o festival Adentro

publicidade

Com o objetivo de descentralizar a sétima arte e valorizar as produções cinematográficas gaúchas, o Adentro – Mostra Interiorana do Audiovisual Gaúcho, que estreia sua primeira edição, irá proporcionar exibições gratuitas de curtas e longas a sete cidades do Rio Grande do Sul. O evento ocorre de 9 de setembro a 2 de novembro passando pelas cidades de Lajeado, Três Passos, Caxias do Sul, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pelotas e Santa Rosa. Ao todo estão previstas 49 sessões, com exibições e debates com realizadores do evento, a Êa Êa Apepê Produções.

Conforme o curador e diretor geral do evento, o cineasta Henrique Lahude, “a mostra foi criada com a intenção de fazer o interior se identificar nas telas.” "Nos últimos anos a produção de filmes se voltou muito para o interior, não só com as temáticas, mas também com seus profissionais", explica Lahude. Exemplo disso é o filme “Mulher do Pai” (2016), vencedor de três prêmios no Festival do Rio, que pega emprestado as paisagens da fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai. “Mulher do Pai” terá sua primeira exibição no dia 9 de setembro, em Lajeado.

A seleção de longas-metragens inclui "Mulher do Pai" (2016), de Cristiane Oliveira; "Eles Vieram e Roubaram sua Alma" (2017), de Daniel De Bem; "Morro do Céu" (2011), de Gustavo Spolidoro; "Música para Quando as Luzes se Apagam" (2017), de Ismael Caneppele; "O Último Poema" (2017), de Mirela Kruel; "Pra Ficar na História" (2017), de Boca Migotto e "Rifle" (2016), de Davi Pretto. Já a seleção dos curtas-metragens contam com as produções “Contra Feitiço” (2017), de Murilo Jardim; “Da Terra Vem” (2017), de Camila Albrecht e Taleo Ito; “Princesa Morta do Jacuí” (2018), de Marcela Ilha Bordin; “Que Som Tem a Distância?” (2018), de Marcelo Schild; “Sesmaria” (2015), de Gabriela Richter Lamas; “Só Sei Que Foi Assim” (2018), de Giovanna Muzzel; e “Um Corpo Feminino” (2018), de Thais Fernandes. Segundo Henrique Lahude, um dos critérios para a seleção das obras foi a diversidade temática, que reúne ficção, documentários e animações.

As exibições em Lajeado ocorrem de 9 a 15 de setembro no Sesc. Em Três Passos, as produções serão exibidas de 16 a 21 de setembro no Cine Globo. Já em Caxias do Sul, as obras podem ser conferidas nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro, no Centro Cultural Ordovás. Em Santa Maria, o Auditório da Universidade Federal vai receber as exibições de 30 de setembro a 6 de novembro. Em Cachoeira do Sul, os filmes serão exibidos no Viveiro Cultural de 7 de outubro a 2 de novembro. Em Pelotas, as sessões estão programadas para acontecer de 21 a 25 de outubro na Universidade Federal da cidade. E, por fim, em Santa Rosa o Festival vai ocorrer de 28 de outubro a 2 de novembro, no Cine Globo.

A programação completa das sessões a serem exibidas, com horários e endereços, pode ser conferida na página do 1 Adentro – Mostra Interiorana do Audiovisual Gaúcho, no Facebook.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895