Festival Aquarela Preta celebra a produção cultural periférica

Festival Aquarela Preta celebra a produção cultural periférica

Atividade que acontece neste sábado, 15, terá atrações dos cinco pilares do Hip-Hop no Galpão Cultural

Correio do Povo

Poetas Vivos é uma das atrações do Festival Aquarela Preta

publicidade

A produção que emerge das periferias do Estado estará presente no Festival Aquarela Preta, que acontece neste sábado, dia 15, das 14h às 20h, no Galpão Cultural (rua 9 de Junho, 878), no Morro da Cruz. A realização é do coletivo Poetas Vivos, uma das atrações artísticas do encontro, ao lado da rapper Negra Jaque e La Twins.

A iniciativa busca dar visibilidade para o trabalho de artistas da cena Hip-Hop do Estado, e ainda inclui na programação a presença de DJ (set list de rap e hip-hop), danças urbanas, grafite, Slam (batalha de poesias) e batalha de rima. Haverá premiação em dinheiro para os primeiros lugares do Slam e da batalha de rima modalidade conhecimento. Todas as atividades têm entrada franca.

A programação inclui, ainda, a participação dos artistas selecionados na fase curatorial do projeto. São eles: Rato e Pretana, do pilar MC; FD Cremosa, do pilar DJ; Let e Filipe Harp do pilar Grafite; Restinga Crew e Bboy Deaf, do pilar Danças Urbanas e Gbeat representando o Beatbox.

Segundo os idealizadores do projeto, Mariana Abreu Marmontel e Felipe Deds, o Festival Aquarela Preta tem como objetivo dar visibilidade e potencializar artistas pretos e periféricos e LGBTI+ no contexto do movimento Hip-Hop. Busca-se, também, difundir os cinco pilares da cultura Hip-Hop: MC, DJ, danças Urbanas, grafite e conhecimento. 

Outra finalidade do Festival Aquarela Preta é promover a descentralização dos espaços culturais focados no atendimento de crianças e jovens das comunidades. Dirigido pela rapper Negra Jaque, o Galpão Cultural cumpre função social relevante no Morro da Cruz, onde funciona como espaço de aprendizado, de acolhimento e de promoção da cidadania para crianças e jovens.

Sobre os Poetas Vivos

Poetas Vivos é uma iniciativa cultural de jovens pretos e periféricos que fomenta a arte e a educação antirracista. Foi criado em 2018 por jovens artistas negros de Porto Alegre e atua diretamente em escolas, universidades, espaços comunitários e públicos, desenvolvendo oficinas, palestras, shows musicais, Slam e freestyle, abordando a Educação para as Relações Étnico-Raciais, o racismo e a desigualdade econômica, social e ambiental e fomentando a implementação das leis que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todo o âmbito escolar.

Ao longo dos quatro anos de existência, a iniciativa cultural já esteve presente nos mais importantes eventos e campeonatos de poesia falada no Estado e no Brasil.

Confira a programação do Festival Aquarela Preta

14h - Abertura do evento
14h10 - DJ - La Twins
14h40 - Bboy Deaf
15h - Conversa sobre Slam com Mariana Marmontel e Deds
15h30 - Slam Poetas Vivos - 1° e 2° fase
16h - DJ - FD Cremosa
16h30 - Show de Negra Jaque
16h45 - Apresentação de Grafites com Let e Filipe Harp
17h00 - Restinga Crew
17h15 - Momento Griô com Griô Vander
17h45 - Batalha Griô
18h05 - Show de Pretana
18h20 - Final Slam Poetas Vivos
18h40 - Show de Rato
19h - DJ Ericão + Show dos Poetas Vivos
19h20 - Final Batalha Griô
19h40 - DJ - FD Cremosa
20h - Encerramento


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895