Festival de Cinema da Fronteira promove diálogo

Festival de Cinema da Fronteira promove diálogo

Premiação dos filmes em competição ocorreu no domingo à noite no Centro Histórico Santa Thereza, em Bagé

Adriana Androvandi

Organizadores e participantes do XIV Festival Internacional de Cinema da Fronteira no Centro Histórico Santa Thereza

publicidade

Terminou, no domingo à noite, no Centro Histórico Santa Thereza, em Bagé, o Festival Internacional de Cinema da Fronteira com a entrega dos troféus para os vencedores de sua 14ª edição realizada em Bagé e Livramento (RS). Após a homenagem para a atriz Leona Cavalli no sábado, no domingo foi a vez da produtora audiovisual Carla Esmeralda (RJ) receber o troféu pela sua carreira. Especialista em mercado, ela contou algumas de suas experiências, entre elas trazer os laboratórios do Festival de Sundance (EUA) para roteiros para o Brasil, o que ajudou a valorizar os roteiristas.

E contou boas recordações que tem de trabalhos com profissionais do RS, entre eles com a Casa de Cinema. “Sou apaixonada por ‘Barbosa’, foi um filme que levei para o exterior e me abriu portas”, contou Carla sobre o curta-metragem dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado (1988).

O prêmio de Melhor Longa-metragem foi para a produção "El Cine Ha Muerto" (Argentina/Peru), de Juan Benitez Allassia, que conquistou ainda Melhor Direção de Arte. Na tela, o cineasta volta à cidade onde nasceu para registrar as salas de cinema que estão desaparecendo, algumas das quais visitou com seu pai, que morreu subitamente.

Este filme formaria um belo díptico audiovisual com o brasileiro “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que registra a história de cinemas de calçada no Recife. Apesar da abordagem diferente, ambos procuram resgatar um passado que não existe mais. Entre suas referências para o trabalho, Juan citou o brasileiro Arlindo Machado (1949 - 2020), professor e pesquisador paulista do estudo de mídias e artes digitais. 

O júri oficial também premiou "Baracoa" (Cuba/Suíça/EUA), de Pablo Briones, que levou os troféus de Direção e Fotografia. Este longa foi um dos que mais emocionou a plateia ao mostrar a amizade de dois garotos em uma pequena cidade cubana de nome Pueblo Textil. "Anhangabaú" (Brasil), do gaúcho radicado em São Paulo Lufe Bollini, que foi o vencedor de Melhor Documentário no 51º Festival de Cinema de Gramado, foi a Melhor Montagem em Bagé. 

NOVIDADES

Algumas novidades deste ano também contaram com a inédita Mostra de Animação, que premiou "Ana Morphose", de João Rodrigues (Portugal), e o primeiro Júri da Crítica do festival, que elegeu “Céu Aberto”, de Elisa Pessoa. A produção foi filmada em Dom Pedrito, cidade vizinha a Bagé, e aborda o olhar feminino de uma adolescente que cresce na campanha, Andriele Rodrigues Soares. O prêmio foi recebido pela diretora. 

Apesar de percalços técnicos, como um problema no projetor do Cine7, o festival mostrou sua força em ser um espaço que promove a exibição e o diálogo de filmes de diferentes nacionalidades que procuram refletir sobre a identidade de diferentes grupos. Com direção artística de Zeca Brito, o evento também levou shows de música e a realização de laboratórios audiovisuais para a região.

Zeca Brito entre as homenageadas desta edição, Carla Esmeralda e Leona Cavalli. Crédito: Isidoro G. Guggiana / Divulgação

 

Lista de Premiados 2023

 

- Mostra Internacional de Longas-metragens

Melhor Filme: "El Cine Ha Muerto" (Argentina/Peru), de Juan Benitez Allassia;

Melhor Direção: "Baracoa" (Cuba/Suíça/EUA), de Pablo Briones;

Melhor Atuação: Carlos Francisco por "Estranho Caminho" (Brasil), de Guto Parente;

Melhor Fotografia: "Baracoa";

Melhor Montagem: "Anhangabaú" (Brasil), de Lufe Bollini;

Melhor Roteiro: "El Actor Principal” (México), de Paula Markovitch;

Melhor Direção de Arte: "El Cine Ha Muerto";

Prêmio Especial do Júri: "Rumo" (Brasil), de Bruno Victor e Marcos Azevedo;

Prêmio do Júri Popular: "El Filo de Las Tijeras", de David Marcial Valverdi (Argentina);

Menção Honrosa 1: "Rumo" (Brasil), de Bruno Victor e Marcos Azevedo;

Menção Honrosa 2: Agustin Urrutia (atuação), por “El Nadador”, de Gabriela Guillermo;

Prêmio Júri da Crítica: "Céu Aberto", de Elisa Pessoa (Brasil).

 

Mostra Internacional de Curtas-metragens

Melhor Filme: "Dependências", de Luisa Arraes (Brasil/RJ);

Melhor Direção: "NAU”, de Renata de Lélis (Brasil/RS);

Melhor Atuação: Sydney Kuhne, por "Adore”, de Beth Warrian (Canadá);

Menção Honrosa 1: "Messi” (Brasil/RS e Argentina), de Henrique Lahude e Camila Acosta;

Prêmio Júri Popular: "O Tempo", de Ellen Corrêa (RS/Brasil);

 

Mostra Regional

Melhor Filme: "Um Tempo para Mim” (São Miguel das Missões/RS), de Paola Mallmann;

Melhor Direção: "Um Tempo para Mim";

Melhor Atuação: Paula Souza por "Florêncio Guerra e seu Cavalo" (Porto Alegre/RS);

Melhor Fotografia: "Para Joana" (Porto Alegre/RS);

Melhor Montagem: "Um Tempo Para Mim";

Melhor Roteiro: "Apagados da História" (Pinheiro Machado/Candiota/RS);

Melhor Direção de Arte: "Baseado em Fatos" (Pelotas/RS);

Júri Popular: "Apagados da História".

 

Mostra de Animação

Melhor Animação: "Ana Morphose" (Portugal), de João Rodrigues;

Melhor Animação Júri Popular: "Carcinização" (Pelotas/RS), de Denis Souza.

 

II Mercado Sur Frontera WIP LAB

Júri Pitching - Categoria Work In Progress: "O Maior Espetáculo Da Pampa", de Tyrell Spencer e Clarissa Virmond;

Prêmio Destaque: Júri Pitching - Categoria Desenvolvimento: "As Anfitriãs", de Maria Elena Morán, Renata de Lélis e Edu Rabin;

Prêmio Destaque: Tutores - Categoria Work in Progress: "Memória de Elefante", de Severino Neto;

Categoria Desenvolvimento: "Como Você fez para me Amar Tanto?”, de Gabriela Guillermo;

Prêmio Projeto Convidado para o Mercado Cinema Negro em Ação: "Caribe, qual é o seu sonho?", de Ellen Corrêa;

Prêmio de Um Ano de Consultoria da Esmeralda Produções: "As Anfitriãs";

Prêmio Residência Artística Pousada da Graça: "Caribe, qual é o seu sonho?".

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895