Festival de Cinema de Gramado anuncia longas em competição

Festival de Cinema de Gramado anuncia longas em competição

Oito filmes brasileiros concorrem nesta 43ª edição

Correio do Povo

Durante a coletiva, foram conhecidos os filmes concorrentes e alguns artistas homenageados

publicidade

Na manhã desta terça-feira, a Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, abrigou uma coletiva de imprensa do Festival de Cinema de Gramado, que anunciou os filmes que estarão na competição em 2015, além de alguns dos artistas que serão homenageados.

Na ocasião, as autoridades presentes salientaram o fato de que o evento está chegando a 43ª edição ininterrupta, o que revela sua força como o mais resistente do país no universo cinematográfico. De acordo com João Pedro Till, presidente da Gramadotur, autarquia municipal que realiza o evento, este é um momento difícil do ponto de vista de captação de recursos, situação que aumentou os esforços para manter a tradição e qualidade do festival, sem recuar.

• Marília Pêra será homenageada com Oscarito

“Realizadores culturais e as empresas desse país precisam achar um ponto de equilíbrio. As realizadoras sendo criativas ao adaptar seus eventos sem perder qualidade e foco e as empresas ao elegerem os projetos que apoiam com sensibilidade e responsabilidade. Por outro lado, a produção cultural audiovisual do Brasil e da América Latina nos desafia. Só do RS tivemos 13 longas inscritos. Temos a obrigação de realizar um Festival à altura. Não podemos recuar”, comentou.

Como resultado desses trabalhos, a edição deste ano seguirá com o mesmo formato dos anos anteriores, apresentando mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros, curtas brasileiros e o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas. Ao todo, essas categorias contam com 44 concorrentes.

Confira os oito indicados à mostra de longas brasileiros:

Ausência, de Chico Teixeira (SP)
Um drama familiar, sexual e afetivo, centrado na figura de Serginho, um menino que vive um período de transição ao assumir o papel de chefe da família para cuidar da mãe e do irmão mais novo. Matheus Fagundes e Thiago de Matos estão no elenco.

Introdução à Música do Sangue, de Luiz Carlos Lacerda (RJ)
Com Ney Latorracada e Bete Mendes, o filme revela a atmosfera de desejo e repressão que cerca uma família do interior do Brasil.

O Fim e os Meios, de Murilo Salles (RJ)
Com nomes como Marco Ricca, Cintia Rosa e Pedro Brício no elenco, o longa conta a história de um casal que se muda para Brasília para tentar melhorar a relação. O cenário dessas mudanças será uma campanha para senador da república, com diversos jogos de poder.

O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum (DF)
Estrelado por Marcelo Müller e Ricardo Tiezzi, apresenta o olhar de um garoto de 12 anos sobre a trajetória de um idealista sonhador, que se envolve com o ativismo político e com a luta de trabalhadores em ascenção no Brasil na década de 1960.

O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho (DF)
Com Othon Bastos e Breno Nina, o filme mostra o reencontro do jovem Marlombrando com seu pai, dono do último Drive-in do Brasil. Juntos, eles têm que lutar para superar as diferenças e manter o cinema vivo.

Ponto Zero, de José Pedro Goulart (RS)
O longa revela a relação do jovem Ênio com os fantasmas que assombram sua vida, como a vida adulta. O elenco tem nomes como Sandro Aliprandini, Patrícia Selonk e Eucir de Souza.

Que Horas Ela Volta?, de Anna Muyleart
Com Regina Casé, o filme apresenta as mudanças na vida de Val em meio ao vestibular dos filhos: um menino, que mora com ela, e uma menina, que foi deixada em Pernambuco e vai para São Paulo em busca do apoio da mãe.

Um Homem Só, de Claudia Jouvin (RJ)
O longa conta a história de Arnaldo, um homem que, para se livrar de uma vida miserável, procura uma clínica de cópias que promete copiar pessoas. Ao se apaixonar por Josie, ela vive um conflito entre ser completo ou deixar uma cópia em seu lugar. Vladimir Brichta, Mariana Ximenes e Otávio Muller estão no elenco.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895