Festival de Gramado com programação intensa

Festival de Gramado com programação intensa

Curador do festival Marcos Santuario apresenta uma seleção dentro da programação do festival, como as homenagens a atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia e entrega do Kikito de Cristal para Alice Braga

Marcos Santuario

Palácio dos Festivais centralizada a festa do cinema em Gramado

publicidade

Semana especial para o cinema, com a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que começou neste final de semana vai até o próximo sábado, dia 19, na cidade serrana.

Por isso, trago os principais destaques cinematográficos da semana do Festival, que movimenta Gramado, com todos os filmes brasileiros em longa-metragem que são inéditos.

Nesta segunda-feira o momento mais especial será a exibição de episódios da série da Amazon Prime “Cangaço Novo”, de Aly Muritiba e Fábio Mendonça, inaugurando uma nova fase de relações do Festival de Gramado com o universo das plataformas de streaming. A noite reserva ainda para o público presente ao Palácio dos Festivais o contato com os longas metragens em competição “Mais Pesado é o Céu”, do cearense Petrus Cariry e “Memórias da Chuva”, documentário de outro cearense, Wolney Oliveira.

Na terça-feira é noite de aplaudir as carreiras das atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia, agraciadas com o Troféu Oscarito, e a exibição de outro competidor em longa-metragem brasileiro ficção, “O Barulho da Noite”, representante do Tocantins, com direção de Eva Pereira e atuação potente de Marcos Palmeira e Emanuele Araújo. E no final da noite surge o documentário brasiliense, “Da Porta pra Fora”, resgatando o universo e a vivência dos entregadores em tempos de pandemia.

O talentoso diretor José Eduardo Belmonte, com o longa em competição o drama de suspense “Uma Família Feliz”, vai colocar na tela de quarta-feira as atuações de Grazi Massafera e Reynaldo Giannechini. Também será apresentada a cinebiografia de um dos maiores cineastas brasileiros em “Roberto Farias – Memórias de um Cineasta”, realizado por sua filha, Marise Farias, com as principais passagens da vida do realizador, que sempre teve relação intensa com o Festival de Gramado.

O universo do humor também ganha força com a apresentação em première brasileira de “Mussum, o Filmis”, em que o diretor Silvio Guindane coloca na tela a vida do comediante do título, desde sua infância até as relações com Os Trapalhões e o universo do samba. Será também momento de conhecer o trabalho do realizador gaúcho, residente em São Paulo, Lufe Bollline, em seu “Anhangabaú”, longa documentário que trata de espaços e ocupações urbanas por diferentes grupos sociais e culturais.

E sexta e sábado acontecem, por primeira vez, duas noites de premiações, com os Kikitos sendo entregues em dois momentos para os vencedores da edição do ano. Sexta para os curtas e sábado para os longas. E sexta ainda tem as duas homenagens da noite: Troféu Eduardo Abelin, para a produtora Lucy Barreto; e Troféu Kikito de Cristal, para a atriz Alice Braga. Na mesma sexta, o último longa em exibição no Festival será “Luis Fernando Verissimo – O Filme”, de Luzimar Stricher, dando a conhecer a  vida e obra de um dos mais importantes cronistas gaúchos de todos os tempos.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895