Festival de Gramado: dois homens por um mundo melhor

Festival de Gramado: dois homens por um mundo melhor

Longa-metragem brasileiro ‘O Pastor e o Guerrilheiro’ movimentou o 50º Festival de Cinema de Gramado

Adriana Androvandi

Atores Julia Dalávia e Johnny Massaro do longa-metragem brasileiro "O Pastor e o Guerrilheiro", que foi exibido na noite de segunda-feira

publicidade

O longa-metragem brasileiro em competição apresentado na segunda-feira à noite no 50º Festival de Cinema de Gramado foi "O Pastor e o Guerrilheiro", dirigido por José Eduardo Belmonte (Distrito Federal). Personagens que viveram em épocas diferentes acabam tendo suas histórias cruzadas a partir de um livro. Em 1999, às vésperas da virada do milênio, Juliana (Julia Dalávia) é uma universitária que foi criada pela mãe, pois seu pai era um coronel casado com outra mulher. Sua mãe já morreu e cabe a ela cuidar da avó (Cássia Kis). 

Juliana começa a ler um livro com relatos de um membro da Guerrilha do Araguaia que sobreviveu. Aqui entra a trama paralela que se passa nos anos 1970, em que Johnny Massaro é o jovem que se une à Guerrilha do Araguaia, ao lado da namorada, vivida pela atriz Ana Hartmann.

Aqui o filme passa de um ambiente urbano para a floresta, com locações em Tocantins, próximo ao rio Araguaia. O militante conta sua trajetória. Após um período inicial de treinamento, ele foi cumprir uma missão: encontrar um outro agrupamento parceiro que ficava a alguns quilômetros dali. Mas ele se perde na mata, acaba preso e é enviado a Brasília. Enquanto está na prisão, ele divide a cela com outro presidiário, um evangélico que foi preso por engano, interpretado por César Mello (ator que esteve sábado em Gramado por outro filme em que também atua, "Clube dos Anjos"). O encontro de dois homens que buscam um mundo melhor, cada um com sua visão, traz diálogos que convidam à reflexão. Depois o evangélico se torna pastor e é citado no livro que Juliana lê, o que a faz pesquisar por conta própria sobre os desdobramentos daquela história. 

Em entrevista, o ator Johnny Massaro contou que a preparação para seu personagem exigiu uma dieta para emagrecer, pois passa por privações tanto na floresta, onde é acometido por malária, quanto na cadeia, onde é torturado. "Eu preparava minha comida e fazia as refeições sozinho", comentou. 

O diretor comenta que as vertentes evangélicas são muito fragmentadas e procurou apresentar o núcleo do pastor, após anos de ter saído da prisão, com muito respeito. Também aqui se apresenta um conflito de gerações, quando o pastor, de uma vertente mais tradicional, vê o filho manifestar o desejo de entrar para a televisão com programas evangélicos.

Destaques da Programação do 50º Festival de Cinema de Gramadodesta quarta-feira, dia 17 de agosto 

9h - Reprise - Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado: A porta ao lado (RJ), de Julia Rezende; “Cuando Oscurece” (Argentina, Uruguai), de Néstor Mazzini.
10h - Debate dos filmes concorrentes exibidos na noite anterior. Sociedade Recreio Gramadense / Sala de Debates
14h - SNAV Apresenta. Recreio Gramadense. “História, Literatura e Cinema: 200 anos da Independência do Brasil, com Luiz Ramiro Jr. – Presidente da Fundação Biblioteca Nacional; Rafael Nogueira – Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural e Lucas Ferrugem – Diretor de cinema. 
14h - SNAV Apresenta. Gramadense. Painel sobre Fomento à Cultura com Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, Lucas Jordão Cunha.
14h - Mostra de Longas-Metragens Gaúchos. Palácio dos Festivais. “5 Casas” (Dom Pedrito), de Bruno Gularte Barreto. 
16h - Debate dos Longas Gaúchos. Recreio Gramadense. 
16h - Gramado Film Market. Teatro Elisabeth Rosenfeld. Curtas Brasileiros: O Brasil de Volta a Berlim. Com Bruno Ribeiro, Jorge Furtado e Cacá Diegues.
18h - Mostra Competitiva no Palácio dos Festivais - exibições dos filmes:
CMB Fantasma neon (RJ),de Leonardo Martinelli  
LMB Marte um (MG),de Gabriel Martins  
CMB Mas eu não sou alguém (SP),de Daniel Eduardo e Gabriel Duarte 
Sessão Especial A Viagem de Pedro (Brasil, Portugal), de Laís Bodansky 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895