Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre divulga programação

Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre divulga programação

Sétima edição do evento ocorre de 2 a 5 de julho 

Correio do Povo

Sétima edição do Frapa que ocorre de 2 a 5 de julho em diversos pontos de Porto Alegre

publicidade

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) divulgou a programação da sétima edição que ocorre de 2 a 5 de julho, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085) e em outros espaços da capital gaúcha. Com 50 convidados de todo o país, o evento irá promover palestras, debates, workshops, rodadas de negócios, concursos de roteiro e curta-metragem. 

Entre as atrações do Frapa estão a roteirista carioca Antonia Pellegrino, do documentário "Primavera das Mulheres" e George Moura, escritor das minisséries televisivas "Amores Roubados" e "Onde Nascem Os Fortes".

Também participam a cubana Xenia Rivery ("El Chata"), chefe da cátedra de roteiro da escola da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de Los Baños (EICTV), e Zé Brandão, da premiada animação nacional "Irmão do Jorel". 

Rodadas de negócios

As rodadas de negócios irão trazer representantes de empresas como Netflix, Fox, Amazon Prime Video, O2 Filmes, RT Features, Globo Filmes e Conspiração Filmes. São aguardados mais de 300 encontros durante os quatro dias de festival, e atividades simultâneas em três salas, na Cinemateca e no campus I da Faculdade Senac Porto Alegre.

O Frapa também realiza uma mostra internacional de curtas com 12 títulos, escolhidos entre mais de 180 filmes, e inclui premiações ligadas ao roteiro como Melhor Personagem e Melhor Final.  

Uma das novidades deste ano é a realização do 1º Frapa (LAB), laboratório de roteiros que terá o apoio do Projeto Paradiso, iniciativa paulista de apoio ao audiovisual brasileira. Nesta atividade os vencedores do concurso de roteiro de longa terão assessoria com os consultores Aleksei Abib ("Elena") e Xenia Rivery.

Sessões de abertura e encerramento

No dia da abertura, 2 de julho, será exibida a pré-estreia do longa "Ilha" (2018), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, às 19h na Cinemateca. O filme foi vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro e Ator (Aldri Anunciação) no Festival de Brasília.

Já o documentário inédito "Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar" (2019), de Marcelo Gomes, encerra o festival com uma sessão comentada, no dia 5 de julho.  

Inscrições esgotadas 

Segundo a produtora executiva do Frapa, Mariana Mêmis Müller, as inscrições para o festival tiveram esgotação máxima e reafirma o crescimento do evento ano após ano. "Depois dos 230 inscritos em 2018, com pacotes esgotados um mês antes do início do evento, em 2019 superamos as expectativas com 290 pacotes vendidos e inscrições encerradas três meses antes da data do festival", explicou Mariana. Por sua vez, o concurso de roteiros de longas-metragens e piloto de série recebeu o número recorde de mais de 390 trabalhos inscritos. 

"É muito bonito ver um festival que valoriza o roteiro consolidado como ponto de encontro da indústria audiovisual. Esse será o maior Frapa da história e se pararmos pra refletir que estamos em 2019, isso diz muito sobre resistência", prometeu o diretor geral, Leo Garcia. 

A programação completa está disponível no site do Frapa 2019


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895