Festival Distrito Jazz reúne shows e jam sessions em Porto Alegre
Com diversas apresentações musicais, o projeto ocorre de 27 a 29 de junho no Quatro Distrito

publicidade
Porto Alegre viverá uma imersão musical com o Festival Distrito Jazz na próxima semana. Em sua primeira edição, o evento ocorre de 27 a 29 de junho com encontros e shows no Quarto Distrito.
Artistas locais, nacionais e internacionais se encontrarão no Agulha (rua Conselheiro Camargo, 300, São Geraldo) para apresentações que vão adentrar a madrugada com jam sessions afiadas.
Na programação estão a cantora e compositora francesa Camille Bertault, acompanhada do pianista paulistano Salomão Soares, o trio paulista Årvoll e os gaúchos Kiai, Kula, Marmota, Karmã, Trabalhos Espaciais Manuais, Julio Herrlein, além de convidados especiais.
Durante o dia, as atividades se concentram no restaurante Pâtissier (rua Marquês do Pombal, 128, Moinhos de Vento). No local, terá um QG com iguarias e trilha sonora especial, os músicos poderão ensaiar, criar e experimentar novos sons, enquanto o público poderá participar de masterclasses e bate-papos sobre o mercado do jazz.
Entre os destaques da programação, estão debates com a curadora musical Luiza Morandini e a saxofonista, tenor e barítono Dani Gurgel, que acabam de retornar do maior evento de mercado do jazz, que acontece em Bremen, o JazzAhead. O palestrante francês Jacques Figueras também participará, trazendo dicas e informações sobre carreira profissional na música.
Expansão musical
Com curadoria do produtor cultural Bruno Melo, o Distrito Jazz pretende oferecer ao público e aos artistas três dias intensos de música instrumental em ambientes propícios à inventividade e criatividade dentro e nos arredores do Quarto Distrito.
"O festival chega com a vontade de expandir a relação dos músicos da cena local com o que está acontecendo no mundo, propiciando assim momentos de imersão e co-criação, levando ao público todas essas fusões. Acima de tudo, queremos criar um território afetivo, para que músicos possam se encontrar, ensaiar e interagir", explicou Melo.
Ingressos
Os ingressos para o festival já estão à venda no site do Sympla. O passaporte para os três dias, que inclui todas as atividades e shows, custa R$ 140. O público que quiser conferir os shows também pode comprar ingressos individuais para cada uma das datas.
Confira a programação completa
Quinta, 27 de junho
Pâtissier
17h - Talk de abertura do Distrito Jazz e roda de conversa com músicos, produtores, curadores e donos de bar
18h - Workshop sobre improviso com Lucas Fê
19h - Palestra com Jacques Figueras sobre Music Branding (streaming)
Agulha
21h - Marmota
22h - Kiai
23h - Trabalhos Espaciais Manuais
00h - Jam session
Sexta, 28 de junho
Pâtissier
18h - Talk sobre o mercado do jazz - Do Rio Grande do Sul para o mundo, com Stian Olsen (Noruega) e Leonardo Bittencourt (RS)
19h30min - Talk com Dani Gurgel (SP) - Impressões sobre o Jazzahead 2019 (streaming)
Agulha
21h - Karmã
22h - Årvoll
23h - Kula Jazz
00h - Jam session
Sábado, 29 de junho
Pâtissier
18h - Masterclass com Julio Herrlein
19h - Talk com Luiza Morandini apresentando o CCMI (streaming)
Agulha
21h - Julio Herrlein
22h - Camille Bertault + Salomão Soares
23h - Jam session