Festival Distrito Jazz reúne shows e jam sessions em Porto Alegre

Festival Distrito Jazz reúne shows e jam sessions em Porto Alegre

Com diversas apresentações musicais, o projeto ocorre de 27 a 29 de junho no Quatro Distrito

Correio do Povo

Francesa Camille Bertault se apresenta no Festival Distrito Jazz no sábado

publicidade

Porto Alegre viverá uma imersão musical com o Festival Distrito Jazz na próxima semana. Em sua primeira edição, o evento ocorre de 27 a 29 de junho com encontros e shows no Quarto Distrito. 

Artistas locais, nacionais e internacionais se encontrarão no Agulha (rua Conselheiro Camargo, 300, São Geraldo) para apresentações que vão adentrar a madrugada com jam sessions afiadas.

Na programação estão a cantora e compositora francesa Camille Bertault, acompanhada do pianista paulistano Salomão Soares, o trio paulista Årvoll e os gaúchos Kiai, Kula, Marmota, Karmã, Trabalhos Espaciais Manuais, Julio Herrlein, além de convidados especiais.

Durante o dia, as atividades se concentram no restaurante Pâtissier (rua Marquês do Pombal, 128, Moinhos de Vento). No local, terá um QG com iguarias e trilha sonora especial, os músicos poderão ensaiar, criar e experimentar novos sons, enquanto o público poderá participar de masterclasses e bate-papos sobre o mercado do jazz. 

Entre os destaques da programação, estão debates com a curadora musical Luiza Morandini e a saxofonista, tenor e barítono Dani Gurgel, que acabam de retornar do maior evento de mercado do jazz, que acontece em Bremen, o JazzAhead. O palestrante francês Jacques Figueras também participará, trazendo dicas e informações sobre carreira profissional na música.

Expansão musical 

Com curadoria do produtor cultural Bruno Melo, o Distrito Jazz pretende oferecer ao público e aos artistas três dias intensos de música instrumental em ambientes propícios à inventividade e criatividade dentro e nos arredores do Quarto Distrito.

"O festival chega com a vontade de expandir a relação dos músicos da cena local com o que está acontecendo no mundo, propiciando assim momentos de imersão e co-criação, levando ao público todas essas fusões. Acima de tudo, queremos criar um território afetivo, para que músicos possam se encontrar, ensaiar e interagir", explicou Melo.

Ingressos

Os ingressos para o festival já estão à venda no site do Sympla. O passaporte para os três dias, que inclui todas as atividades e shows, custa R$ 140. O público que quiser conferir os shows também pode comprar ingressos individuais para cada uma das datas.

Confira a programação completa 

Quinta, 27 de junho

Pâtissier 

17h - Talk de abertura do Distrito Jazz e roda de conversa com músicos, produtores, curadores e donos de bar
18h - Workshop sobre improviso com Lucas Fê
19h - Palestra com Jacques Figueras sobre Music Branding (streaming)

Agulha

21h - Marmota
22h - Kiai
23h - Trabalhos Espaciais Manuais
00h - Jam session

Sexta, 28 de junho 

Pâtissier

18h - Talk sobre o mercado do jazz - Do Rio Grande do Sul para o mundo, com  Stian Olsen (Noruega) e Leonardo Bittencourt (RS)
19h30min - Talk com Dani Gurgel (SP) - Impressões sobre o Jazzahead 2019 (streaming)
 
Agulha

21h - Karmã
22h - Årvoll
23h - Kula Jazz
00h - Jam session

Sábado, 29 de junho 

Pâtissier

18h  - Masterclass com Julio Herrlein
19h - Talk com Luiza Morandini apresentando o CCMI (streaming)

Agulha

21h - Julio Herrlein
22h - Camille Bertault + Salomão Soares 
23h - Jam session


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895