Festival Internacional de Dança de Porto Alegre começa nesta sexta

Festival Internacional de Dança de Porto Alegre começa nesta sexta

Segunda edição do evento vai reunir 1,5 mil bailarinos do Brasil e América Latina

Correio do Povo

Festival Internacional de Dança de Porto Alegre ocorre de 7 a 15 de junho

publicidade

A segunda edição do Festival Internacional de Dança de Porto Alegre começa nesta sexta-feira no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°). O evento vai reunir 1,5 mil bailarinos do Brasil e da América Latina com apresentações na capital gaúcha até o dia 15 de junho. 

A abertura do FIDPOA ocorre em duas sessões nesta sexta e sábado, às 21h, com apresentações de três escolas tradicionais brasileiras na arte da dança: Ballet Vera Bublitiz, realizadora do festival, a Companhia Jovem Balletarrj, do Rio de Janeiro e o Ballet do Teatro-Escola Basileu França, de Goiânia. 

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro São Pedro nos valores de R$ 20 a R$ 120. Pela internet, é possível comprar o bilhete no site do Theatro São Pedro.

Mostras competitivas

O festival terá as modalidades Mostra Competitiva e Experiência FIDPOA, para bailarinos de 10 a 25 anos, e FIDKIDS, para crianças de 7 a 9 anos. Eles serão avaliados por jurados dos Estados Unidos, Alemanha, França, China e Uruguai, além de representantes das melhores instituições nacionais de dança.

Talentos 

Realizado pelo Ballet Vera Bublitz, o festival inverte a lógica de busca de oportunidades no exterior. “Não é preciso investir em uma viagem para outro país, a vitrine está aqui. Com o evento, os grandes nomes da dança mundial estarão em Porto Alegre para descobrir os talentos presentes no festival”, destacou Carlla Bublitz, coordenadora-geral do FIDPOA.

Alguns convidados do FIDPOA vão oferecer masterclasses, proporcionando uma experiência única para os participantes inscritos. "Além disso, este ano, pretendemos aumentar as oportunidades oferecidas. No ano passado, foram concedidos 87 prêmios e bolsas para escolas e grupos de dança do nacionais e internacionais”, revelou Carlla. 

Inclusão 

O evento também vai promover a acessibilidade e a democratização do acesso à dança. No dia 7 de junho, haverá tradução para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e até o dia 15 de junho, serão distribuídos convites para escolas da rede pública e instituições sociais que quiserem conferir as apresentações. As vagas são limitadas. Informações pelo e-mail: daniela@fidpoa.com.

No dia 14 de junho, às 14h, a abertura da Mostra Competitiva contará com a participação especial do Grupo Andança, de Porto Alegre, que pesquisa e trabalha com dança inclusiva. A coreografia Mova Se, de Andrea Braga Beal, reúne dez bailarinos, sendo cinco cadeirantes. O grupo já participou de diversos eventos e festivais, inclusive do FIDPOA, em 2018. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895