Festival Internacional de Dança de Porto Alegre está de volta

Festival Internacional de Dança de Porto Alegre está de volta

3º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA) está confirmado para 6 a 11 de junho no Theatro São Pedro

Correio do Povo

Inscrições para a mostra competitiva vão de 6 de fevereiro até 30 de abril

publicidade

Os olhos do mundo se voltam para os talentos latinos da dança. O Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA) confirma sua representatividade no ballet mundial e prepara sua terceira edição. O festival será realizado de 6 a 11 de junho no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. As inscrições para a mostra competitiva abrem nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, e estarão disponíveis até o dia 30 de abril no site. Destaques ganham bolsas nacionais e internacionais.

“Durante o FIDPOA, o Brasil vira uma vitrine internacional da dança e os grandes nomes dos principais ballets do mundo vêm para cá para conhecer, se encantar e prospectar nossos talentos”, destaca a idealizadora e coordenadora geral Carlla Bublitz.  

Nas duas edições anteriores, realizadas em 2018 e 2019, o FIDPOA contou com mais de 3 mil participantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Os jurados e convidados representaram 12 países, entre eles nomes como a ícone da dança Cynthia Harvey (Nova York), Stanislav Belyaevsky (São Petesburgo), Ghislain de Compreignac (Paris), e Robert Garland, diretor artístico do Dance Theatre of Harlem (NY). Ao todo, foram distribuídas mais de 260 bolsas internacionais e 70 bolsas nacionais, com premiações de cerca de US$150.000 em bolsas de estudo e prêmios especiais.

O 3º FIDPOA tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), patrocínio de Icatu e Rio Grande Seguros, Companhia Zaffari e realização do Ballet Vera Bublitz, Ministério da Cultura, Governo Federal.

As seletivas

A Mostra Competitiva FIDPOA está aberta para bailarinos e estudantes de dança de todas as nacionalidades de 10 a 25 anos. A premiação vai revelar os melhores em quatro estilos: Ballet Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Neoclássico e Danças Livres (que podem incluir modalidades como Jazz, Street Dance, Dança de Salão, entre outras). Para crianças de 6 a 10 anos, haverá um momento especial, a Maratona Kids, com oportunidades para elas experimentarem diversos tipos de dança com grandes profissionais.

As categorias estão divididas em variação masculina ou feminina, duo, trio, Pas de Deux, Grand Pas de Deux e Conjunto. Estão distribuídas ainda por critério de idade: júnior (de 10 a 12 anos), juvenil (de 13 a 15), adulto (de 16 a 18) e avançado (de 19 a 25). Na modalidade de Danças Livres, podem se inscrever apenas conjuntos, com quatro a 20 participantes, e idades entre 10 e 35 anos. “Ao abrir espaço para várias manifestações da dança, tornamos o festival mais inclusivo e diversificado e trazemos a esses grupos uma oportunidade de visibilidade internacional, já que os jurados representam os principais polos da dança no mundo”, observa Carlla Bublitz.

A seleção da Mostra Competitiva FIDPOA será realizada por vídeo a ser enviado, juntamente com os dados da inscrição, pelo link. Os vídeos devem ser encaminhados por link público do Youtube. A seleção será feita por uma banca avaliadora que vai levar em conta critérios como artisticidade e técnica, adequação da escolha de repertório e desenvolvimento coreográfico. Os resultados gerais, com os nomes dos selecionados, serão revelados no dia 2 de maio. Os selecionados apresentarão suas coreografias para jurados internacionais.

O 3º FIDPOA terá abertura oficial com uma grande gala no dia 6 de junho e a mostra competitiva será realizada durante o período de 7 a 10 de junho. No dia 11, a programação será marcada pelo evento de premiação e pela divulgação dos vencedores, que ocorrerá no período da tarde. Já, à noite, ocorrerá a gala de encerramento do festival com a participação de bailarinos convidados e a reapresentação das coreografias vencedoras da terceira edição. A próxima edição do FIDPOA está prevista para 2026.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 30 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895