Festival Kino Beat reúne expressões artísticas em Porto Alegre

Festival Kino Beat reúne expressões artísticas em Porto Alegre

Quinta edição do evento começa nesta terça e vai até o dia 13 de janeiro

Correio do Povo

Rapper paulista Edgar Pereira da Silva será um dos artistas que se apresentarão no festival

publicidade

Desta terça-feira até o dia 13 de janeiro de 2019, Porto Alegre recebe a 5ª edição do Kino Beat, festival de música, performances audiovisuais multimídia e artes integradas. Pela primeira vez, a programação é pautada por um tema principal, a abundância. "Vivemos o paradoxo da abundância, temos tanto e ao mesmo tempo tão pouco, seja em ideias, recursos naturais, recursos tecnológicos ou sob a perspectiva do conhecimento humano”, declara Gabriel Cevallos, criador e curador do evento.

Com o objetivo de investigar o tema por meios das atrações artísticas e seus desdobramentos por analogias, metáforas e poéticas, a abundância se cristaliza na variedade de linguagens artísticas contempladas. Serão dois meses de festival, com 11 dias de programação de atividades ao vivo, ocupando oito espaços: Vila Flores, Instituto Goethe, Theatro São Pedro, Multipalco, Espaço Lugar, Teatro da Unisinos, Teatro do Sesc Centro e Centro Cultural Multimeios Restinga. 

 A abertura, nesta terça, será no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665), às 20h, com a banda Tempest, que associa os instrumentos analógicos de Franck Vigroux e algoritmos visuais de Antoine Schmitt. Ao longo desses dois meses, programação também terá show da banda Cornucópia Sunset e da cantora Saskia, no Vila Flores, dia 1º de dezembro. O rapper paulista Edgar Pereira da Silva também está na agenda. Entre os artistas estrangeiros, participarão a francesa OKO DJ e a artista suíça Bonaventure.

Também está prevista uma exposição coletiva nas Pinacotecas Rubem Berta e Aldo Locatelli, com curadoria de Chico Soll, Fernanda Medeiros e Gabriel Cevallos. Partindo da temática da abundância, a mostra busca convidar diferentes artistas para exporem suas obras que abordam a dimensão do termo e que exploram os seus possíveis transbordamentos: de informações, de discursos, de crises, de sentimentos, e até mesmo o reflexo disso no meio-ambiente. A visitação ocorrerá entre 4 de dezembro e 13 de janeiro.

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895