Festival online exibe filmes de até um minuto feitos em todo o mundo

Festival online exibe filmes de até um minuto feitos em todo o mundo

Realizado em parceria com a ONU, Mobile Film Festival traz produções sobre direitos humanos

AE

"Tinha nove anos" integra seleção de Mobile Film Festival

publicidade

Para os cineastas, basta um celular na mão e uma ideia na cabeça. Para os espectadores, basta qualquer aparelho com conexão à internet. Totalmente digital e online, o Mobile Film Festival chega à sua 14ª edição em 2018, com representantes do mundo inteiro.

A proposta do festival é simples. Os diretores apresentam filmes de apenas um minuto, gravado com um celular. Para esta edição, realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) o tema central é Stand Up For Human Rights (ou Pela Defesa dos Direitos Humanos), pela comemoração pelos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os filmes ficarão disponíveis no site oficial do festival até o dia 27 de novembro. Este ano, o festival, realizado pelo YouTube Creators for Change e pela União Europeia, recebeu 751 inscrições de 81 países. Ao todo, 51 filmes, de 19 países, foram selecionados para a exibição online.

Tendo como tema principal os direitos humanos, os filmes foram divididos em subtemas, como os direitos das crianças, das mulheres, dos migrantes e dos LGBTQ+, além de produções sobre o racismo, liberdade de imprensa e precariedade.

As produções se encaixam nos mais variados gêneros, como suspense, comédia, documentário, ficção científica. O Brasil participa do festival com o filme Amado Inimigo, de Augusto Zirbes Stauder e Bruna Weber Correa, que aborda a questão da violência contra a mulher.

De acordo com os organizadores, em nota, o objetivo do Mobile Film Festival é "revelar jovens talentos do cinema, oferecendo-lhes uma visibilidade internacional e os acompanhando na produção de seu próximo curta metragem". Segundo o comunicado, a última edição contou com 17 milhões de visualizações.

Por isso, numa cerimônia que será realizada em Paris, no dia 4 de dezembro, serão entregues prêmios em dinheiro para os cineastas que se destacarem no festival. Ao todo, serão distribuídos 66 mil euros em bolsas de criação.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895